/

Encomenda da China atrasada. 65 dos 508 ventiladores comprados chegam para a semana

1

Jean-Christophe Bott / EPA

O jornal Público escreve esta sexta-feira que apenas 65 dos 508 ventiladores que Portugal comprou à China foram entregues na embaixada portuguesa em Pequim e deverão chegar a Portugal no início da próxima semana.

Todos os ventiladores, recorda o diário, foram pagos à cabeça a 23 de março. Apenas 65 deverão chegar na próxima semana num voo fretado pela TAP.

Os restantes 443 ventiladores não têm data prevista de chegada.

Ao todo, Portugal conta já com mais 200 ventiladores que foram comprados à China, que se somam aos 1142 que já existiam no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No domingo passado, recorda o semanário Expresso, a ministra da Saúde tinha já dito que a encomenda destes ventiladores estava atrasada, assim como a entrega dos kits de extração. Os regulamentos sobre transportes na China, explicou Marta Temido, mudaram nos últimos tempos, “obrigando a novas autorizações” que demoraram alguns dias, atrasando o processo em cerca de oito dias.

O jornal Público frisa que, para além das mudanças em território chinês nos processos de encomenda e de transporte, a concorrência brutal entre países pela aquisição destes equipamentos médicos contribuiu para atrasar a entrega a Portugal.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Se tivéssemos investido 10% deste dinheiro em empresas portuguesas já estavam todos a funcionar aonde é preciso. Digo 10% porque por norma é o valor do produto o resto são comissões.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.