/

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do tipo correto.

A Tesla comprou mais de mil ventiladores excedentes da empresa ResMed e distribuiu-os em hospitais.

“Achamos ótimo que a Tesla tenha comprado ventiladores não invasivos de dois níveis enuma plataforma nossa que desenvolvemos há cinco anos na Ásia e os tenha enviado para Nova Iorque”, disse Mick Farrell, CEO da ResMed, em declarações ao Financial Times. “Aplaudimos qualquer empresa que possa ajudar a levar ventiladores e outros produtos respiratórios àqueles que precisam.”

No entanto, de acordo com o Financial Times, em vez de enviar o tipo de ventilador que pode salvar pacientes com casos graves de covid-19, Musk doou máquinas BiPAP projetadas para tratar a apneia do sono.

De acordo com o Futurism, as máquinas BiPAP e CPAP são conhecidas como ventiladores não invasivos, mas isso não significa que sejam iguais aos ventiladores invasivos que os hospitais precisam.

Alguns especialistas sugeriram que os dispositivos para tratar a apneia do sono poderiam facilitar a respiração de pacientes com casos mais leves de coronavírus, de acordo com o Coronavirus Today.

Os médicos recomendaram não usar as máquinas para tratar pacientes com coronavírus porque podem facilitar a transmissão da doença.

“Em geral, estamos apenas a dizer para não as usem“, disse Comilla Sasson, especialista em medicina de emergência na Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, em declarações ao NPR. “Porque estamos preocupados com a disseminação da comunidade e precisamos de assumir que qualquer pessoa com dificuldade respiratória é um paciente com covid-19″.

Musk cumpriu a sua promessa depois de ter escrito, em meados de março, no Twitter que o pânico associado à codiv-19 “era estúpido”. Porém, apesar da sua boa ação, a grande remessa de dispositivos médicos enviada para os hospitais não é necessária de momento.

Atualmente, os Estados Unidos são o país com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Há já 4.475 mortos no país.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.