/

“Indiana Jones do mundo da arte” recupera manuscrito do poeta persa Hafez

(dr) Sotheby’s

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril.

O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos e filosóficos e compilou-os no Divan, uma das composições literárias mais famosas do Irão. Agora, uma das primeiras cópias da obra histórica da poesia persa será leiloada em abril. O manuscrito, iluminado a ouro, é datado de 1462.

O The Guardian conta que a tão cobiçada obra fazia parte da coleção do colecionador de arte islâmico Jafar Ghazi. Quando faleceu, em 2007 na Alemanha, a sua família percebeu que a cópia tinha sido roubada, assim como centenas de outros livros que compunham as suas estantes.

Em 2011, as autoridades conseguiram encontrar 175 livros, mas não havia rasto do famoso Divan. Como as recompensas financeiras costumam ser os incentivos mais eficazes, a polícia alemã ofereceu cerca de 50.000 euros a quem conseguisse encontrar a famosa obra. E foi aqui que o “Indiana Jones do mundo da arte” entrou em cena.

Anteriormente, Arthur Brand já tinha localizado um par de cavalos de bronze esculpidos para Adolf Hitler e um Picasso roubado. A tarefa de encontrar o Divan perdido passou pelas suas mãos e teve um final feliz.

Brand contou que foi contactado, em 2018, por um negociante de arte iraniano a quem os funcionários da embaixada iraniana na Alemanha pediram ajuda. Numa corrida contra o tempo, voou para Londres e foi nessa cidade britânica que encontrou o comprador daquela cópia do manuscrito.

A valiosa cópia tinha-lhe sido vendida por um intermediário em Paris, mas o comprador não sabia que se tratava de uma peça roubada. Com os serviços secretos iranianos envolvidos, Brand conseguiu convencer o comprador a não tentar recuperar o dinheiro que tinha pago e a devolver o manuscrito.

Os herdeiros de Ghazi, que já se desfizeram de grande parte dos manuscritos, esperam conseguir entre 100 a 150 mil euros pela cópia do Divan no leilão promovido pela Sotheby’s, no dia 1 de abril.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.