“Indiana Jones do mundo da arte” recupera manuscrito do poeta persa Hafez

(dr) Sotheby’s

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril.

O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos e filosóficos e compilou-os no Divan, uma das composições literárias mais famosas do Irão. Agora, uma das primeiras cópias da obra histórica da poesia persa será leiloada em abril. O manuscrito, iluminado a ouro, é datado de 1462.

O The Guardian conta que a tão cobiçada obra fazia parte da coleção do colecionador de arte islâmico Jafar Ghazi. Quando faleceu, em 2007 na Alemanha, a sua família percebeu que a cópia tinha sido roubada, assim como centenas de outros livros que compunham as suas estantes.

Em 2011, as autoridades conseguiram encontrar 175 livros, mas não havia rasto do famoso Divan. Como as recompensas financeiras costumam ser os incentivos mais eficazes, a polícia alemã ofereceu cerca de 50.000 euros a quem conseguisse encontrar a famosa obra. E foi aqui que o “Indiana Jones do mundo da arte” entrou em cena.

Anteriormente, Arthur Brand já tinha localizado um par de cavalos de bronze esculpidos para Adolf Hitler e um Picasso roubado. A tarefa de encontrar o Divan perdido passou pelas suas mãos e teve um final feliz.

Brand contou que foi contactado, em 2018, por um negociante de arte iraniano a quem os funcionários da embaixada iraniana na Alemanha pediram ajuda. Numa corrida contra o tempo, voou para Londres e foi nessa cidade britânica que encontrou o comprador daquela cópia do manuscrito.

A valiosa cópia tinha-lhe sido vendida por um intermediário em Paris, mas o comprador não sabia que se tratava de uma peça roubada. Com os serviços secretos iranianos envolvidos, Brand conseguiu convencer o comprador a não tentar recuperar o dinheiro que tinha pago e a devolver o manuscrito.

Os herdeiros de Ghazi, que já se desfizeram de grande parte dos manuscritos, esperam conseguir entre 100 a 150 mil euros pela cópia do Divan no leilão promovido pela Sotheby’s, no dia 1 de abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …