“Indiana Jones do mundo da arte” recupera manuscrito do poeta persa Hafez

(dr) Sotheby’s

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril.

O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos e filosóficos e compilou-os no Divan, uma das composições literárias mais famosas do Irão. Agora, uma das primeiras cópias da obra histórica da poesia persa será leiloada em abril. O manuscrito, iluminado a ouro, é datado de 1462.

O The Guardian conta que a tão cobiçada obra fazia parte da coleção do colecionador de arte islâmico Jafar Ghazi. Quando faleceu, em 2007 na Alemanha, a sua família percebeu que a cópia tinha sido roubada, assim como centenas de outros livros que compunham as suas estantes.

Em 2011, as autoridades conseguiram encontrar 175 livros, mas não havia rasto do famoso Divan. Como as recompensas financeiras costumam ser os incentivos mais eficazes, a polícia alemã ofereceu cerca de 50.000 euros a quem conseguisse encontrar a famosa obra. E foi aqui que o “Indiana Jones do mundo da arte” entrou em cena.

Anteriormente, Arthur Brand já tinha localizado um par de cavalos de bronze esculpidos para Adolf Hitler e um Picasso roubado. A tarefa de encontrar o Divan perdido passou pelas suas mãos e teve um final feliz.

Brand contou que foi contactado, em 2018, por um negociante de arte iraniano a quem os funcionários da embaixada iraniana na Alemanha pediram ajuda. Numa corrida contra o tempo, voou para Londres e foi nessa cidade britânica que encontrou o comprador daquela cópia do manuscrito.

A valiosa cópia tinha-lhe sido vendida por um intermediário em Paris, mas o comprador não sabia que se tratava de uma peça roubada. Com os serviços secretos iranianos envolvidos, Brand conseguiu convencer o comprador a não tentar recuperar o dinheiro que tinha pago e a devolver o manuscrito.

Os herdeiros de Ghazi, que já se desfizeram de grande parte dos manuscritos, esperam conseguir entre 100 a 150 mil euros pela cópia do Divan no leilão promovido pela Sotheby’s, no dia 1 de abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …