“Indiana Jones do mundo da arte” recupera manuscrito do poeta persa Hafez

(dr) Sotheby’s

Uma das primeiras cópias do reverenciado Divan do autor do século XIV Hafez, iluminado com ouro, será leiloado no início de abril.

O famoso poeta persa do século XIV, Hafez, escreveu uma coleção de versos místicos e filosóficos e compilou-os no Divan, uma das composições literárias mais famosas do Irão. Agora, uma das primeiras cópias da obra histórica da poesia persa será leiloada em abril. O manuscrito, iluminado a ouro, é datado de 1462.

O The Guardian conta que a tão cobiçada obra fazia parte da coleção do colecionador de arte islâmico Jafar Ghazi. Quando faleceu, em 2007 na Alemanha, a sua família percebeu que a cópia tinha sido roubada, assim como centenas de outros livros que compunham as suas estantes.

Em 2011, as autoridades conseguiram encontrar 175 livros, mas não havia rasto do famoso Divan. Como as recompensas financeiras costumam ser os incentivos mais eficazes, a polícia alemã ofereceu cerca de 50.000 euros a quem conseguisse encontrar a famosa obra. E foi aqui que o “Indiana Jones do mundo da arte” entrou em cena.

Anteriormente, Arthur Brand já tinha localizado um par de cavalos de bronze esculpidos para Adolf Hitler e um Picasso roubado. A tarefa de encontrar o Divan perdido passou pelas suas mãos e teve um final feliz.

Brand contou que foi contactado, em 2018, por um negociante de arte iraniano a quem os funcionários da embaixada iraniana na Alemanha pediram ajuda. Numa corrida contra o tempo, voou para Londres e foi nessa cidade britânica que encontrou o comprador daquela cópia do manuscrito.

A valiosa cópia tinha-lhe sido vendida por um intermediário em Paris, mas o comprador não sabia que se tratava de uma peça roubada. Com os serviços secretos iranianos envolvidos, Brand conseguiu convencer o comprador a não tentar recuperar o dinheiro que tinha pago e a devolver o manuscrito.

Os herdeiros de Ghazi, que já se desfizeram de grande parte dos manuscritos, esperam conseguir entre 100 a 150 mil euros pela cópia do Divan no leilão promovido pela Sotheby’s, no dia 1 de abril.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apareceu um terceiro monólito metálico. Agora, foi numa montanha da Califórnia

Um monólito metálico, semelhante aos encontrados há pouco tempo no deserto de Utah, nos Estados Unidos, e na cidade romena de Piatra Neamt, surgiu agora no estado norte-americano da Califórnia. A estrutura foi encontra na …

AEK 2 - 4 Braga | “Guerreiros” saqueiam Atenas e apuram-se

O SC de Braga garantiu esta quinta-feira o apuramento para os 16 avos-de-final da Liga Europa. Os minhotos foram à Grécia bater o AEK por 4-2, graças a uma exibição personalizada, num jogo em que …

Ciclone mortal deixou uma praia da Índia coberta de ouro

Centenas de pescadores, mulheres e crianças no distrito de East Godavari, no estado de Andhra Pradesh, no sul da Índia, passaram o fim de semana a vasculhar a praia local em busca de ouro. Após o …

O Flamengo de Jorge Jesus foi "um mero acidente de percurso"

2019 foi uma exceção para a equipa brasileira que, depois de ter vencido (quase) tudo, neste ano já foi afastado da Taça do Brasil e da Libertadores: "O português foi embora e com ele toda …

Concorrência condena MEO a pagar 84 milhões por combinar preços com a NOWO

A Autoridade da Concorrência (AdC) aplicou uma coima de 84 milhões de euros à MEO por combinar preços e repartir mercados com a operadora NOWO nos serviços de comunicações móveis e fixas. “A Autoridade da Concorrência …

PEV quer reverter privatização dos CTT. PS admite todos os cenários

O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) defendeu hoje, no parlamento, a “reversão da nacionalização” dos CTT, e ouviu o PS admitir “todos os cenários”. Numa declaração política no parlamento, o deputado José Luís Ferreira afirmou que, …

Voltar à normalidade "não está longe, mas não é já", avisa Pfizer

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou na quarta-feira para que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas de covid-19. Bourla, de 59 …

Biden quer retomar acordo nuclear com o Irão, embora reconheça que será "difícil"

O vencedor das eleições presidenciais norte-americanas, Joe Biden, pretende retomar o acordo nuclear com Irão antes mesmo de novas negociações, assumiu o democrata numa entrevista ao New York Times. Joe Biden afirmou, durante a campanha eleitoral, …

Processo de reprivaticação da Efacec atrasado devido à discussão do OE2021

Apesar de as avaliações no âmbito do processo de nacionalização e futura reprivatização da Efacec já estarem concluídas, o processo esteve condicionado pela discussão do Orçamento de Estado para 2021 (OE2021). De acordo com o Jornal …

Costa sobre vacinação: “Há uma luz ao fundo do túnel, mas o túnel é muito comprido e penoso”

O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta quinta-feira que o processo de vacinação terá imponderabilidades externas a Portugal, sendo também complexo ao nível interno, com as dificuldades a aumentarem quanto maior for o universo de cidadãos …