Há mais de 3.000 portugueses retidos no estrangeiro a receber apoio do Governo

portocomfuturo / Facebook

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

Mais de 3.000 portugueses retidos nos estrangeiro estão a receber atualmente apoio consular para regressar a Portugal, segundo números oficiais do Governo citados esta quinta-feira pela TSF.

Os números contam do novo site do Executivo criado exclusivamente para informar os portugueses sobre a nova pandemia oriunda da China (Covid-19).

Sob o nome de Covid-19 Estamos On, o portal tem informações sobre medidas de prevenção e contenção do vírus ou apoios disponibilizados pelo Governo. Pretende ser um guia prático para cidadãos, famílias e empresas, tal como escreve o Dinheiro Vivo, que dá conta que, em breve, estará disponível através de uma aplicação.

De acordo com os dados deste site, há neste momento 3.000 portugueses retidos no estrangeiro, estando estes distribuídos por 42 países.

Grande parte dos portugueses que pediram ajudam para regressar ao país são estudantes Erasmus – 2800 alunos em 32 países. Todos já foram contactados e estão agora em contacto com o Governo, segundo a TSF. A maior parte destes alunos está em Itália, um dos países europeus mais afetados pela Covid-19.

Há depois turistas no Peru (+300), Marrocos (70), Filipinas (30), entre outros países.

Como pedir ajuda?

A TSF explica ainda o processo através do qual os portugueses nesta situação devem pedir ajuda para regressar a Portugal. Devem recorrer ao e-mail ([email protected]) ou à linha telefónica (+351 217 929 755) para fazer o pedido.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, pede que estes recursos sejam apenas utilizados por pessoas com “dificuldades reais de deslocação”, dando conta que, até agora, apenas um quarto das chamadas são de portugueses retidos no estrangeiro a precisar de ajuda consular, o grupo a que este apoio se destina.

“Ainda há quem ligue para esta linha a perguntar se podem ir de viagem de férias na Páscoa – não podem”, alerta Augusto Santos Silva. “Por cada chamada inútil que recebemos é mais uma chamada de uma pessoa aflita que não podemos atender”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.