//

Luis Sepúlveda infetado com coronavírus. Escritor esteve em Portugal

O escritor chileno Luis Sepúlveda é o primeiro infetado com coronavírus nas Astúrias. A informação surge seis dias depois de Sepúlveda passar por Portugal, depois de ter estado num festival literário na Póvoa de Varzim, de 18 a 23 de fevereiro.

O primeiro diagnóstico foi de pneumonia aguda, mas os resultados das análises deram positivo para o coronavírus. De acordo com o jornal espanhol El Comercio, o escritor foi transferido, tal como a mulher, para o Hospital Central das Astúrias, em Oviedo.

Sepúlveda começou a ter os primeiros sintomas no dia 25 de fevereiro, terça-feira, dois dias depois de ter deixado Portugal, mas só procurou um médico no dia 27, quinta-feira.

Em conferência de imprensa, o chefe do Serviço de Vigilância do Hospital das Astúrias, Ismael Huerta, não revela a identidade do doente. Ainda assim, afirma que este passou por diversos países, entre os quais, Portugal.

O estado de saúde atual do escritor é tido como “estável”. Os resultados das análises à mulher do escritor ainda não são conhecidos.

Em declarações ao semanário Expresso, Manuela Ribeiro, da organização do festival “Correntes d’Escritas”, disse que foi apanhada de surpresa com a notícia da infeção de Luis Sepúlveda. A organizadora adiantou que quando se despediu do escritor, na Póvoa de Varzim, Luis Sepúlveda “estava bastante constipado”.

A organização do festival vai agora contactar “todas as pessoas que estiveram envolvidas no festival” para que estejam atentas a qualquer sintoma.

Todos os profissionais de saúde que contactaram com Sepúlveda, nas Astúrias, vão ficar em quarentena.

Espanha registou este sábado 58 casos confirmados do novo coronavírus. Portugal não apresenta qualquer confirmado caso até ao momento, segundo a Direcção-Geral de Saúde.

O português Adriano Maranhão, infetado no navio de cruzeiro Diamond Princess e entretanto transferido para um hospital de Okazaki, no Japão, viu as mais recentes análises efetuadas darem resultado negativo ao novo coronavírus covid-19. As análises feitas à saliva e à mucosa de Adriano Maranhão deram negativo, segundo confirmou à TVI a mulher do canalizador português, Emmanuelle Maranhão.

Quase 40 mil pessoas em todo o mundo já recuperaram da infecção, entre as cerca de 85 mil infectadas.

As autoridades chinesas registaram 35 mortes nas últimas 24 horas causadas pela epidemia de Covid-19, elevando o número total de vítimas fatais na China continental para 2.870, e identificou ainda 573 novos casos.

O número de novas infeções continuou a aumentar, com 573 casos registados, contra os 427 anunciados no dia anterior, também pela Comissão Nacional de Saúde. No total, a doença do Covid-19 já infetou 79.824 pessoas na China continental (que exclui Macau e Hong Kong).

A epidemia de Covid-19, que teve origem na China, em dezembro de 2019, já infetou mais de 86 mil pessoas em 53 países de cinco continentes, das quais morreram quase três mil. Na Europa, Itália é o país mais atingido pelo surto, com 17 mortos e 605 infetados.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.