/

Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

1

Gualtiero Boffi / Canva

Taj Mahal, Índia

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais.

Donald Trump chegou esta segunda-feira à Índia para uma “visita-relâmpago” de dois dias, que incluirá a observação do pôr-de-sol no Taj Mahal, o monumento mais emblemático da Índia, que se localiza na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh.

Com parte desta visita de Estado, as autoridades locais “adiantaram as datas” de um tratamento de barro já previsto para dois túmulos reais, segundo revelaram fontes da organização de Investigação Arqueológica da Índia à agência noticiosa Press Trust of India.

Em causa estão duas réplicas dos túmulos de Shah Jahan, um imperador mongol do século XVII, e da sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, por quem mandou construir o monumento entre 1632 e 1653 como um ato de amor. O Taj Mahal foi edificado em memória de Mumtaz Mahal, que morreu após dar a luz o seu 14.º filho.

Os túmulos originais não receberão qualquer tratamento, encontrando-se no museu do mausoléu principal. Raramente são abertos a visitantes, mesmo a altos dignitários.

De acordo com o jornal local The Times of India, a limpeza dos túmulos consiste num tratamento à base de argila, semelhante ao que é frequentemente utilizado pelas mulheres na Índia para dar mais brilho à pele.

Além do tratamento nos túmulos, as autoridades limparam também a plataforma de arenito vermelho no portão local, lavando o lustre de bronze com água de tamarindo, árvore típica de regiões quentes. Foram também plantadas várias flores.

Para remover o mau cheiro do rio Yamuna, localizado junto do Taj Mahal, foram libertados 17 milhões de litros de água para livrar o rio dos poluentes que causam os odores a tempo da chegada de Trump, precisa ainda a agência Reuters.

Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal é um dos principais pontos turísticos da Índia. Entre 2010 e 2015, recebeu cerca de quatro a seis milhões de turistas, segundo números do Ministério de Turismo e Cultura do país.

É ainda considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.