Túmulos reais do Taj Mahal limpos pela primeira vez em 300 anos para receber Trump

Gualtiero Boffi / Canva

Taj Mahal, Índia

Os túmulos reais do Taj Mahal foram limpos pela primeira vez em 300 anos como parte da preparação da visita do Presidente norte-americano, Donald Trump, à Índia, escreve o portal Newsweek citando média locais.

Donald Trump chegou esta segunda-feira à Índia para uma “visita-relâmpago” de dois dias, que incluirá a observação do pôr-de-sol no Taj Mahal, o monumento mais emblemático da Índia, que se localiza na cidade de Agra, no estado de Uttar Pradesh.

Com parte desta visita de Estado, as autoridades locais “adiantaram as datas” de um tratamento de barro já previsto para dois túmulos reais, segundo revelaram fontes da organização de Investigação Arqueológica da Índia à agência noticiosa Press Trust of India.

Em causa estão duas réplicas dos túmulos de Shah Jahan, um imperador mongol do século XVII, e da sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, por quem mandou construir o monumento entre 1632 e 1653 como um ato de amor. O Taj Mahal foi edificado em memória de Mumtaz Mahal, que morreu após dar a luz o seu 14.º filho.

Os túmulos originais não receberão qualquer tratamento, encontrando-se no museu do mausoléu principal. Raramente são abertos a visitantes, mesmo a altos dignitários.

De acordo com o jornal local The Times of India, a limpeza dos túmulos consiste num tratamento à base de argila, semelhante ao que é frequentemente utilizado pelas mulheres na Índia para dar mais brilho à pele.

Além do tratamento nos túmulos, as autoridades limparam também a plataforma de arenito vermelho no portão local, lavando o lustre de bronze com água de tamarindo, árvore típica de regiões quentes. Foram também plantadas várias flores.

Para remover o mau cheiro do rio Yamuna, localizado junto do Taj Mahal, foram libertados 17 milhões de litros de água para livrar o rio dos poluentes que causam os odores a tempo da chegada de Trump, precisa ainda a agência Reuters.

Considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Taj Mahal é um dos principais pontos turísticos da Índia. Entre 2010 e 2015, recebeu cerca de quatro a seis milhões de turistas, segundo números do Ministério de Turismo e Cultura do país.

É ainda considerado Património da Humanidade pela UNESCO.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …