/

Isabel dos Santos está 100 milhões mais “pobre” (e uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência)

Manuel Araújo / Lusa

Isabel dos Santos

A fortuna de Isabel dos Santos está avaliada em 2,2 mil milhões de dólares, o que a mantém como a mulher mais rica de África, mas a empresária angolana perdeu 100 milhões de dólares em 2019, segundo um ranking internacional. Enquanto isso, uma das suas empresas em Portugal tenta evitar a falência com um Processo Especial de Revitalização (PER).

A Creatambitions, empresa detida por Isabel dos Santos que se dedica à importação, exportação e comércio grossista, entregou um pedido de Processo Especial de Revitalização (PER) junto do Tribunal de Comércio de Lisboa, no intuito de evitar a falência.

A empresa tem dívidas ao BCP e ao EuroBic, bem como às empresas Arcol e Recheio da Jerónimo Martins e à multinacional Bimesur, que se encontram em risco devido ao PER.

Há dias foi notícia que as empresas de Isabel dos Santos devem 570 milhões de euros a bancos portugueses, depois de pedidos de crédito que a angolana fez para investir na Efacec, na Zon/Nos e na Galp, entre outros negócios. A empresária alega que estão por liquidar apenas 180 milhões de euros.

Enquanto isso, a revista CEO World coloca Isabel dos Santos no 14.º lugar da lista das pessoas mais ricas de África. A angolana continua a ser a mulher mais rica do continente, com uma fortuna estimada em 2,2 mil milhões de euros, depois de ter perdido cerca de 100 milhões em 2019.

A lista dos mais endinheirados de África é liderada pelo nigeriano Aliko Dangote, ligado à indústria dos cimentos, com 10,1 mil milhões de dólares, seguindo-se o egípcio Nassef Onsi Sawiris (8 mil milhões) com negócios na área da construção, e o também nigeriano Mike Adenuga (7,7 mil milhões) que tem empresas na área do petróleo e das telecomunicações. A empresária Folorunsho Alakija, da Nigéria, que tem negócios nas áreas do petróleo, da moda e dos imóveis, é a segunda mulher mais rica de África com uma fortuna estimada em mil milhões de dólares.

Empresas de Isabel dos Santos na Madeira evitam encerramento

Entretanto, três empresas de Isabel dos Santos com sede na Madeira evitaram o processo de dissolução com a entrega no Registo Comercial da Zona Franca da Madeira das contas relativas aos exercícios de 2017 e 2018 que estavam em falta. Estão em causa a Niara Holding SGPS, a Dorsay SGPS e a Yako – Retalho Alimentar.

A empresária queixou-se, recentemente, de que não está a conseguir pagar salários em Portugal, por ter as contas congeladas. A Procuradoria-Geral da República admite que pode vir a descongelar essas contas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.