/

Contas do ex-gestor de fortunas de Isabel dos Santos no EuroBic congeladas pela Justiça

1

Tiago Petinga / Lusa

A empresária angolana Isabel dos Santos

A Justiça portuguesa mandou congelar as contas de Nuno Ribeiro da Cunha, o ex-gestor das fortunas de Isabel dos Santos no EuroBic, que se suicidou no mês passado.

As contas de Nuno Ribeiro da Cunha, o gestor do EuroBic que foi encontrado morto no mês passado e que era gestor das fortunas de Isabel dos Santos no banco, foram congeladas pela Justiça portuguesa. A notícia é avançada esta sexta-feira pelo Jornal Económico, que explica que o bloqueio afeta a mulher do gestor falecido.

Nuno Ribeiro da Cunha foi encontrado sem vida no dia 23 de janeiro no Restelo, em Lisboa. O corpo foi encontrado numa garagem, com as autoridades a acreditarem que se tenha tratado de um suicídio por enforcamento.

O ex-gestor foi autor de algumas das transferências suspeitas da Sonangol que estão a ser atualmente investigadas pelo Ministério Público português e pela Justiça angolana.

O antigo diretor do private banking validou mais de 100 milhões de euros de operações de transferência bancária efetuadas da conta da Sonangol no EuroBic com destino a um offshore de uma empresa de consultoria no Dubai. A única acionista desta empresa era Paulo Oliveira, amiga de Isabel dos Santos, mas acredita-se que a verdadeira dona da empresa seja a filha de José Eduardo dos Santos.

Confrontado com o congelamento das contas de Nuno Ribeiro da Cunha, o EuroBic recusou-se responder a qualquer tipo de questão.

Ainda esta semana, a Justiça portuguesa mandou congelar dezenas de contas bancárias de Isabel dos Santos e de empresas em que é titular de contas. As contas do seu marido, Sindika Dokolo, também foram congeladas naquele que é um esforço de cooperação entre as autoridades competentes de Angola e Portugal.

ZAP //

1 Comment

  1. Neste assunto da isabel dos santos, só não compreendo porque é que o governo angolano protege tanto o manuel vicente. Afinal a isabel dos santos disse que quando foi para a sonangol o manuel vicente já tinha um esquema de corrupção montado nessa empresa. E na operação fizz o manuel vicente voltou a ser protegido de imediato pelo governo angolano impedindo que ele fosse julgado em Portugal.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.