/

Liberty Seguros corta financiamento a projeto que trazia crianças de Chernobyl a Portugal

A Liberty Seguros cortou o financiamento ao projeto Verão Azul, que todos os verões trazia crianças da zona afetada pela radiação de Chernobyl para Portugal.

A Liberty Seguros anunciou que “optou por não renovar, no próximo ano [2020], o apoio ao projeto” Verão Azul, que desde 2008 trouxe a Portugal “mais de 100 crianças e jovens oriundas dos arredores de Chernobyl, onde as radiações do desastre nuclear de 1986 ainda hoje se fazem sentir”.

A notícia não tardou em chegar com tristeza a Ivankiv, a cidade ucraniana de onde são originárias as crianças do projeto. Embora o projeto tenha sido encerrado, as famílias de acolhimento em Portugal ainda tentam garantir a continuidade da iniciativa. “Farei tudo o que puder para voltar a trazer o Roman de férias”, disse Margarida São Marcos em declarações ao jornal Público.

Segundo alguns estudos, o tempo de férias aqui em Portugal, longe da radioatividade da sua terra natal, podia valer às crianças de Chernobyl mais um a três anos de vida.

Na reportagem publicada esta quinta-feira pelo Público, algumas das famílias abordadas ainda nem contaram às crianças que recebiam nas suas casas. Aqueles que já sabem, “estão tristes, muito tristes”, realça Inna Sheremet, a responsável do Centro Doviria, de Ivankiv, que tinha parceria com o Verão Azul.

“Estas férias fazem toda a diferença na vida deles, na saúde e no aspeto físico. Os próprios pais dizem que eles são outras crianças no final das férias“, salientou Sheremet.

A Liberty explica que a decisão de cortar o financiamento do projeto tem a ver com uma “alteração de estratégia” da empresa. “Entendemos que devemos focar a nossa responsabilidade social no apoio à prevenção rodoviária e também junto de algumas associações de cidadãos portadores de deficiência”, explicou a responsável do departamento de comunicação da Liberty Seguros.

Embora o financiamento tenha cessado, a seguradora mostrou-se disponível para facilitar o contacto entre as famílias de acolhimento e as crianças. Ainda assim, as famílias têm dificuldades em encarar a realidade. “Não deviam ter esperado pelo final do ano para nos comunicarem esta decisão”, destacam.

As famílias do Verão Azul não baixam os braços e prometem lutar para manter vivo o projeto. O objetivo é agora formar uma associação, arranjar um novo patrocinador e criar uma campanha de crowdfunding para manter vivo o sonho destas crianças.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.