Liberty Seguros corta financiamento a projeto que trazia crianças de Chernobyl a Portugal

A Liberty Seguros cortou o financiamento ao projeto Verão Azul, que todos os verões trazia crianças da zona afetada pela radiação de Chernobyl para Portugal.

A Liberty Seguros anunciou que “optou por não renovar, no próximo ano [2020], o apoio ao projeto” Verão Azul, que desde 2008 trouxe a Portugal “mais de 100 crianças e jovens oriundas dos arredores de Chernobyl, onde as radiações do desastre nuclear de 1986 ainda hoje se fazem sentir”.

A notícia não tardou em chegar com tristeza a Ivankiv, a cidade ucraniana de onde são originárias as crianças do projeto. Embora o projeto tenha sido encerrado, as famílias de acolhimento em Portugal ainda tentam garantir a continuidade da iniciativa. “Farei tudo o que puder para voltar a trazer o Roman de férias”, disse Margarida São Marcos em declarações ao jornal Público.

Segundo alguns estudos, o tempo de férias aqui em Portugal, longe da radioatividade da sua terra natal, podia valer às crianças de Chernobyl mais um a três anos de vida.

Na reportagem publicada esta quinta-feira pelo Público, algumas das famílias abordadas ainda nem contaram às crianças que recebiam nas suas casas. Aqueles que já sabem, “estão tristes, muito tristes”, realça Inna Sheremet, a responsável do Centro Doviria, de Ivankiv, que tinha parceria com o Verão Azul.

“Estas férias fazem toda a diferença na vida deles, na saúde e no aspeto físico. Os próprios pais dizem que eles são outras crianças no final das férias“, salientou Sheremet.

A Liberty explica que a decisão de cortar o financiamento do projeto tem a ver com uma “alteração de estratégia” da empresa. “Entendemos que devemos focar a nossa responsabilidade social no apoio à prevenção rodoviária e também junto de algumas associações de cidadãos portadores de deficiência”, explicou a responsável do departamento de comunicação da Liberty Seguros.

Embora o financiamento tenha cessado, a seguradora mostrou-se disponível para facilitar o contacto entre as famílias de acolhimento e as crianças. Ainda assim, as famílias têm dificuldades em encarar a realidade. “Não deviam ter esperado pelo final do ano para nos comunicarem esta decisão”, destacam.

As famílias do Verão Azul não baixam os braços e prometem lutar para manter vivo o projeto. O objetivo é agora formar uma associação, arranjar um novo patrocinador e criar uma campanha de crowdfunding para manter vivo o sonho destas crianças.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …