Liberty Seguros corta financiamento a projeto que trazia crianças de Chernobyl a Portugal

A Liberty Seguros cortou o financiamento ao projeto Verão Azul, que todos os verões trazia crianças da zona afetada pela radiação de Chernobyl para Portugal.

A Liberty Seguros anunciou que “optou por não renovar, no próximo ano [2020], o apoio ao projeto” Verão Azul, que desde 2008 trouxe a Portugal “mais de 100 crianças e jovens oriundas dos arredores de Chernobyl, onde as radiações do desastre nuclear de 1986 ainda hoje se fazem sentir”.

A notícia não tardou em chegar com tristeza a Ivankiv, a cidade ucraniana de onde são originárias as crianças do projeto. Embora o projeto tenha sido encerrado, as famílias de acolhimento em Portugal ainda tentam garantir a continuidade da iniciativa. “Farei tudo o que puder para voltar a trazer o Roman de férias”, disse Margarida São Marcos em declarações ao jornal Público.

Segundo alguns estudos, o tempo de férias aqui em Portugal, longe da radioatividade da sua terra natal, podia valer às crianças de Chernobyl mais um a três anos de vida.

Na reportagem publicada esta quinta-feira pelo Público, algumas das famílias abordadas ainda nem contaram às crianças que recebiam nas suas casas. Aqueles que já sabem, “estão tristes, muito tristes”, realça Inna Sheremet, a responsável do Centro Doviria, de Ivankiv, que tinha parceria com o Verão Azul.

“Estas férias fazem toda a diferença na vida deles, na saúde e no aspeto físico. Os próprios pais dizem que eles são outras crianças no final das férias“, salientou Sheremet.

A Liberty explica que a decisão de cortar o financiamento do projeto tem a ver com uma “alteração de estratégia” da empresa. “Entendemos que devemos focar a nossa responsabilidade social no apoio à prevenção rodoviária e também junto de algumas associações de cidadãos portadores de deficiência”, explicou a responsável do departamento de comunicação da Liberty Seguros.

Embora o financiamento tenha cessado, a seguradora mostrou-se disponível para facilitar o contacto entre as famílias de acolhimento e as crianças. Ainda assim, as famílias têm dificuldades em encarar a realidade. “Não deviam ter esperado pelo final do ano para nos comunicarem esta decisão”, destacam.

As famílias do Verão Azul não baixam os braços e prometem lutar para manter vivo o projeto. O objetivo é agora formar uma associação, arranjar um novo patrocinador e criar uma campanha de crowdfunding para manter vivo o sonho destas crianças.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …