Liberty Seguros corta financiamento a projeto que trazia crianças de Chernobyl a Portugal

A Liberty Seguros cortou o financiamento ao projeto Verão Azul, que todos os verões trazia crianças da zona afetada pela radiação de Chernobyl para Portugal.

A Liberty Seguros anunciou que “optou por não renovar, no próximo ano [2020], o apoio ao projeto” Verão Azul, que desde 2008 trouxe a Portugal “mais de 100 crianças e jovens oriundas dos arredores de Chernobyl, onde as radiações do desastre nuclear de 1986 ainda hoje se fazem sentir”.

A notícia não tardou em chegar com tristeza a Ivankiv, a cidade ucraniana de onde são originárias as crianças do projeto. Embora o projeto tenha sido encerrado, as famílias de acolhimento em Portugal ainda tentam garantir a continuidade da iniciativa. “Farei tudo o que puder para voltar a trazer o Roman de férias”, disse Margarida São Marcos em declarações ao jornal Público.

Segundo alguns estudos, o tempo de férias aqui em Portugal, longe da radioatividade da sua terra natal, podia valer às crianças de Chernobyl mais um a três anos de vida.

Na reportagem publicada esta quinta-feira pelo Público, algumas das famílias abordadas ainda nem contaram às crianças que recebiam nas suas casas. Aqueles que já sabem, “estão tristes, muito tristes”, realça Inna Sheremet, a responsável do Centro Doviria, de Ivankiv, que tinha parceria com o Verão Azul.

“Estas férias fazem toda a diferença na vida deles, na saúde e no aspeto físico. Os próprios pais dizem que eles são outras crianças no final das férias“, salientou Sheremet.

A Liberty explica que a decisão de cortar o financiamento do projeto tem a ver com uma “alteração de estratégia” da empresa. “Entendemos que devemos focar a nossa responsabilidade social no apoio à prevenção rodoviária e também junto de algumas associações de cidadãos portadores de deficiência”, explicou a responsável do departamento de comunicação da Liberty Seguros.

Embora o financiamento tenha cessado, a seguradora mostrou-se disponível para facilitar o contacto entre as famílias de acolhimento e as crianças. Ainda assim, as famílias têm dificuldades em encarar a realidade. “Não deviam ter esperado pelo final do ano para nos comunicarem esta decisão”, destacam.

As famílias do Verão Azul não baixam os braços e prometem lutar para manter vivo o projeto. O objetivo é agora formar uma associação, arranjar um novo patrocinador e criar uma campanha de crowdfunding para manter vivo o sonho destas crianças.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …