/

Rússia mostra como vai ser “Snowflake”, a nova Estação Internacional do Ártico

A Rússia está a olhar para além do petróleo ao construir a “Estação Floco de Neve”, uma estação de investigação climática de ponta na região de Yamal-Nenets, na Sibéria.

O Snowflake será uma instalação totalmente autónoma durante todo o ano, sem gasóleo, alimentada por fontes de energia renováveis e combustível de hidrogénio, de acordo com a apresentação do projeto.

“É vista como uma nova plataforma única para a cooperação internacional entre engenheiros, investigadores, cientistas e estudantes que trabalham em soluções ousadas que constituem uma base para a vida e o trabalho no Ártico”. Será também “um veículo para apoiar investigações conjuntas sobre mudança climática, ecologia e poluição ambiental, incluindo a dos oceanos”.

Atualmente, o distrito autónomo de Yamal-Nenets produz cerca de 80% do gás natural da Rússia, além de volumes substanciais de petróleo. Nos próximos três anos, a produção industrial regional deverá aumentar em mais de 30%.

Ainda assim, é aqui que a estação de investigação Snowflake será construída. A estação estará localizada na tundra fora da capital regional Salekhard. Com o apoio das autoridades regionais e federais, a estação será uma mudança bem-vinda para um país com uma das piores políticas de mudança climática, além de uma crescente preocupação do público.

A instalação de 2.000 metros quadrados poderá abrigar um número significativo de investigadores de todo o mundo. Um total de nove edifícios interligados em forma de cúpula proporcionará uma vida confortável, laboratórios e instalações de investigação para cientistas.

“O edifício principal do Snowflake será uma cúpula de vista panorâmica, conectada a vários outros módulos. Dois deles abrigam laboratórios e outros dois oferecem acomodações, com cerca de 30 quartos individuais para investigadores e visitantes se sentirem confortáveis. Outros módulos abrigam uma cozinha, uma sala de jantar, uma biblioteca e áreas de lazer, incluindo ginásio e sauna. Três cúpulas mais separadas formarão um complexo de hidrogénio para a produção e armazenamento de gás comprimido ”.

A estação estará operacional durante todo o ano e será totalmente abastecido com hidrogénio, disse Nikolay Kudryavtsev, reitor do Instituto Técnico-Físico de Moscovo, em comunicado.

O projeto é apoiado pelo Conselho do Ártico e estará pronto no ano de 2022, durante a presidência da Rússia no clube do Ártico. Está projetado para custar entre 10 a 12 milhões de euros.

“Investigadores, engenheiros, estudantes e jovens podem vir para visitas de trabalho e testes durante todo o ano e demonstrar a tecnologia que já se está a tornar parte das nossas vidas”, disse.

A estação é apoiada pelo Instituto Físico-Técnico, com apoio do Ministério da Educação e Ciência, Ministério dos Negócios Estrangeiros e Ministério do Extremo Oriente e do Ártico, bem como pelo governador do distrito autónomo de Yamal-Nenets.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.