/

Relação de Lisboa mantém prisão preventiva para Rui Pinto

2

Rui Pinto / Twitter

Hacker Rui Pinto

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu esta terça-feira “julgar improcedente” o recurso apresentado por Rui Pinto, criador do Football Leaks, e manteve o hacker em prisão preventiva até ser julgado por 90 crimes.

“Nos termos e com os fundamentos indicados, julga-se improcedente o recurso apresentado pelo arguido Rui Pedro Gonçalves Pinto”, pode ler-se no acórdão do tribunal, que decidiu manter a medida aplicada, da qual o hacker tinha recorrido, após ter sido detido preventivamente, em março de 2019.

Entre as acusações estão crimes de acesso ilegítimo, acesso indevido, violação de correspondência, sabotagem informática e tentativa de extorsão, tendo o Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidido deixar cair 57 crimes em relação à acusação do Ministério Público, em setembro de 2019.

Depois de ter sido preso na Hungria e extraditado para Portugal, ao abrigo de um mandato internacional, Rui Pinto está preso desde março de 2019.

O pirata informático revelou recentemente que entregou um disco rígido à Plataforma de Proteção de Denunciantes na África, que permitiu a recente revelação dos Luanda Leaks, um caso de corrupção relacionado com a empresária angolana Isabel dos Santos.

Depois de revelar milhares de documentos sobre alegados esquemas fraudulentos de Isabel dos Santos, Rui Pinto voltou ao Twitter, acusando a Justiça portuguesas de querer silenciar escândalos como o Luanda Leaks.

“Acho que os cidadãos portugueses já perceberam que a minha prolongada e desproporcional prisão preventiva tem como objetivo primordial silenciar as minhas denúncias e manter escândalos como o Luanda Leaks fechados a sete chaves”, escreveu.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Se o Rui Pinto estivesse na Hungria , estaria Preso?
    Também, será que os “acusados” teriam a “proteção” que têm em PT.
    PT não é igual ao resto da UE civilizada.
    É um país dominado por Retornados

  2. “Os meios não justificam os fins”… não podem justificar…
    Tanta gente (será, na verdade, assim tanta?) a defender um “menino” que começou a sua “atividade profissional” com uma extorsão nas Ilhas Cayman… e não foi uma verba assim tão pequena…
    Isso foi só o começo de um vastíssimo cadastro..
    Deve ser julgado (e bem julgado) e condenado (e bem condenado)… porque gentalha desta, que vive da pirataria, e também quem lhe dás os “améns”, não faz cá falta nenhuma…
    Quanto aos casos que são invocados para tentar fazer crer que, à luz deles, não há legitimidade para o manter preso e condenar, é melhor não irmos por aí… porque se são invocados esses casos, muitos outros teriam também de ser chamados à conversa… e os envolvidos seriam de TODAS AS CORES…
    Perceberam? Ou será preciso fazer um desenho?
    Só um exemplo: quem será que manda na noite do Porto (e arredores) e é íntimo daquela máfia toda? Quem será?
    E quem será que, a certa altura, teve que fugir do país, pois, se não fugisse, iria ser preso?
    E mais: quem avisou tal pessoa foi também um juiz… amigo…
    Terá sido esse juiz um dos tais que também copiou nos exames?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.