/

“Não são cruéis comedores de homens”. Mergulhador alimenta tubarão com a própria mão

Szilard Janko, fotógrafo e videógrafo subaquático, capturou o momento em que o mergulhador Dante Weston alimentou com as suas próprias mãos um tubarão-tigre perto da ilha de Grand Bahama.

No vídeo, Weston pode ser visto a segurar um recipiente de metal de onde tira um pedaço de peixe, enquanto o tubarão-tigre se aproxima dele. Quando o animal está quase ao seu lado, Weston segura o pedaço de peixe perto da boca do animal durante alguns momentos, antes de permitir que ele o coma.

“Cada tubarão tem uma personalidade diferente. Este tira delicadamente o peixe da mão e depois redireciona-se suavemente para nadar para longe”, explica Szilard Janko, em declarações à Storyful.

“Estes tubarões não são os cruéis comedores de homens que os filmes de Hollywood os fazem parecer mas, ao mesmo tempo, temos de nos lembrar que são animais selvagens enquanto mergulhamos com eles”, acrescenta o fotógrafo e videógrafo.

https://www.instagram.com/p/B7qpYBbpHks/

Os tubarões-tigre – Galeocerda cuvier – são encontrados em todo o mundo em latitudes tropicais a temperadas, de acordo com a organização sem fins lucrativos de conservação oceânica Oceana. Têm um distinto padrão com riscas cinzentas nas laterais dos seus corpos. Normalmente, tendem a percorrer águas costeiras rasas, no entanto, às vezes, fazem o seu caminho para o oceano aberto quando viajam entre massas terrestres.

Os tubarões-tigre podem crescer até 5,5 metros de comprimento e pesar 907 quilogramas, sendo o segundo maior tubarão predador do mundo – atrás dos grandes brancos – e o quarto maior em geral.

Os tubarões são considerados “predadores agressivos” e são conhecidos por comer uma enorme variedade de animais, incluindo outros tubarões, peixes, aves marinhas, golfinhos, tartarugas marinhas, raias, cobras e crustáceos. É comum encontrar neles detritos e lixo, como resíduos de plástico e equipamentos de pesca, que ingerem.

De acordo com o Arquivo Internacional de Ataque aos Tubarões (ISAF), os tubarões-tigre constituem uma das “Três Grandes” espécies quando se trata de atacar seres humanos. Os outros dois são tubarões-touro e grandes brancos.

“São espécies grandes que conseguem infligir ferimentos graves a uma vítima, são normalmente encontradas em áreas onde os seres humanos entram na água e têm dentes projetados para cortar”, afirma a ISAF.

As probabilidades de ser atacado por um tubarão ainda são extremamente pequenas. Em 2019, houve 64 ataques de tubarão não provocados a seres humanos e 41 ataques provocados, de acordo com o Resumo Anual do Ataque Mundial de Tubarões da ISAF.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.