“Não são cruéis comedores de homens”. Mergulhador alimenta tubarão com a própria mão

Szilard Janko, fotógrafo e videógrafo subaquático, capturou o momento em que o mergulhador Dante Weston alimentou com as suas próprias mãos um tubarão-tigre perto da ilha de Grand Bahama.

No vídeo, Weston pode ser visto a segurar um recipiente de metal de onde tira um pedaço de peixe, enquanto o tubarão-tigre se aproxima dele. Quando o animal está quase ao seu lado, Weston segura o pedaço de peixe perto da boca do animal durante alguns momentos, antes de permitir que ele o coma.

“Cada tubarão tem uma personalidade diferente. Este tira delicadamente o peixe da mão e depois redireciona-se suavemente para nadar para longe”, explica Szilard Janko, em declarações à Storyful.

“Estes tubarões não são os cruéis comedores de homens que os filmes de Hollywood os fazem parecer mas, ao mesmo tempo, temos de nos lembrar que são animais selvagens enquanto mergulhamos com eles”, acrescenta o fotógrafo e videógrafo.

https://www.instagram.com/p/B7qpYBbpHks/

Os tubarões-tigre – Galeocerda cuvier – são encontrados em todo o mundo em latitudes tropicais a temperadas, de acordo com a organização sem fins lucrativos de conservação oceânica Oceana. Têm um distinto padrão com riscas cinzentas nas laterais dos seus corpos. Normalmente, tendem a percorrer águas costeiras rasas, no entanto, às vezes, fazem o seu caminho para o oceano aberto quando viajam entre massas terrestres.

Os tubarões-tigre podem crescer até 5,5 metros de comprimento e pesar 907 quilogramas, sendo o segundo maior tubarão predador do mundo – atrás dos grandes brancos – e o quarto maior em geral.

Os tubarões são considerados “predadores agressivos” e são conhecidos por comer uma enorme variedade de animais, incluindo outros tubarões, peixes, aves marinhas, golfinhos, tartarugas marinhas, raias, cobras e crustáceos. É comum encontrar neles detritos e lixo, como resíduos de plástico e equipamentos de pesca, que ingerem.

De acordo com o Arquivo Internacional de Ataque aos Tubarões (ISAF), os tubarões-tigre constituem uma das “Três Grandes” espécies quando se trata de atacar seres humanos. Os outros dois são tubarões-touro e grandes brancos.

“São espécies grandes que conseguem infligir ferimentos graves a uma vítima, são normalmente encontradas em áreas onde os seres humanos entram na água e têm dentes projetados para cortar”, afirma a ISAF.

As probabilidades de ser atacado por um tubarão ainda são extremamente pequenas. Em 2019, houve 64 ataques de tubarão não provocados a seres humanos e 41 ataques provocados, de acordo com o Resumo Anual do Ataque Mundial de Tubarões da ISAF.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …