“Não são cruéis comedores de homens”. Mergulhador alimenta tubarão com a própria mão

Szilard Janko, fotógrafo e videógrafo subaquático, capturou o momento em que o mergulhador Dante Weston alimentou com as suas próprias mãos um tubarão-tigre perto da ilha de Grand Bahama.

No vídeo, Weston pode ser visto a segurar um recipiente de metal de onde tira um pedaço de peixe, enquanto o tubarão-tigre se aproxima dele. Quando o animal está quase ao seu lado, Weston segura o pedaço de peixe perto da boca do animal durante alguns momentos, antes de permitir que ele o coma.

“Cada tubarão tem uma personalidade diferente. Este tira delicadamente o peixe da mão e depois redireciona-se suavemente para nadar para longe”, explica Szilard Janko, em declarações à Storyful.

“Estes tubarões não são os cruéis comedores de homens que os filmes de Hollywood os fazem parecer mas, ao mesmo tempo, temos de nos lembrar que são animais selvagens enquanto mergulhamos com eles”, acrescenta o fotógrafo e videógrafo.

https://www.instagram.com/p/B7qpYBbpHks/

Os tubarões-tigre – Galeocerda cuvier – são encontrados em todo o mundo em latitudes tropicais a temperadas, de acordo com a organização sem fins lucrativos de conservação oceânica Oceana. Têm um distinto padrão com riscas cinzentas nas laterais dos seus corpos. Normalmente, tendem a percorrer águas costeiras rasas, no entanto, às vezes, fazem o seu caminho para o oceano aberto quando viajam entre massas terrestres.

Os tubarões-tigre podem crescer até 5,5 metros de comprimento e pesar 907 quilogramas, sendo o segundo maior tubarão predador do mundo – atrás dos grandes brancos – e o quarto maior em geral.

Os tubarões são considerados “predadores agressivos” e são conhecidos por comer uma enorme variedade de animais, incluindo outros tubarões, peixes, aves marinhas, golfinhos, tartarugas marinhas, raias, cobras e crustáceos. É comum encontrar neles detritos e lixo, como resíduos de plástico e equipamentos de pesca, que ingerem.

De acordo com o Arquivo Internacional de Ataque aos Tubarões (ISAF), os tubarões-tigre constituem uma das “Três Grandes” espécies quando se trata de atacar seres humanos. Os outros dois são tubarões-touro e grandes brancos.

“São espécies grandes que conseguem infligir ferimentos graves a uma vítima, são normalmente encontradas em áreas onde os seres humanos entram na água e têm dentes projetados para cortar”, afirma a ISAF.

As probabilidades de ser atacado por um tubarão ainda são extremamente pequenas. Em 2019, houve 64 ataques de tubarão não provocados a seres humanos e 41 ataques provocados, de acordo com o Resumo Anual do Ataque Mundial de Tubarões da ISAF.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …

Nova Entidade para a Transparência volta a derrapar. Só arranca em 2023

A nova Entidade para a Transparência, o organismo para fiscalizar políticos e altos cargos públicos aprovado em 2019, só deverá arrancar em 2023. A previsão foi avançada por João Caupers, presidente do Tribunal Constitucional (TC), numa …

Bicicleta de Taremi vence prémio de Golo da Semana da Champions

O golo do avançado iraniano, marcado nos instantes finais do jogo contra o Chelsea, que ditou a eliminação do FC Porto da Liga dos Campeões, foi eleito o "Golo da Semana" na prova. "Este chuto espetacular …

Governo levanta suspensão de voos essenciais de e para Brasil e Reino Unido

O Governo levantou, esta sexta-feira, a suspensão de voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido, mas apenas para viagens essenciais.  Os voos com origem ou destino no Brasil e Reino Unido vão …

A Liga dos Campeões vai mudar: mais equipas e um formato inédito

O comité de competições da UEFA reuniu-se esta sexta-feira para aprovar o novo modelo da Liga dos Campeões. O novo formato vai vigorar entre 2024 e 2027. Embora ainda não tenham sido avançadas informações oficiais, o …

Depois do Sofagate, agora é von der Leyen quem está a ser acusada de quebrar o protocolo

Diplomatas da União Europeia dizem que a presidente da Comissão Europeia quebrou o protocolo, uma vez que foi o seu chefe de gabinete que respondeu ao convite da Ucrânia para que marcasse presença na cerimónia …

Há uma "possibilidade real" de trocar capitalismo pelo socialismo no século XXI, diz PCP

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, assinalou na quinta-feira os 150 anos da Comuna de Paris com um discurso de fidelidade ao ideal comunista e definiu a "substituição do capitalismo pelo socialismo" como uma …