/

Moedas de um e de dois cêntimos podem vir a acabar

1

A Comissão Europeia pretende pôr fim às moedas de um e dois cêntimos. A proposta vai ser apresentada e adotada pela comissão de Ursula von der Leyen esta quarta-feira. Esta é uma das medidas de um plano que pretende reduzir burocracias.

De acordo com o Jornal Económico, contas feitas em 2013 mostram que deixar de cunhar estas moedas pode fazer com que Bruxelas poupe 1,4 mil milhões de euros. Das 126 mil milhões de moedas de euro em circulação na União Europeia, cerca de 48% delas são de um ou dois cêntimos, correspondendo a um total de 61 mil milhões de moedas.

A Comissão Europeia propõe arredondar os preços para múltiplos de cinco de forma a terminar com o uso destas moedas. Na Bélgica, esta medido foi introduzida no início deste ano. Porém, von der Leyen pretende impedir que os retalhistas aumentem os seus preços para colmatar a alteração.

Nem todos são a favor do fim destas moedas. “O que a Comissão está a planear sob o nome inocente de ‘regras de arrendondamento uniforme’ devem fazer soar os alarmes“, disse o eurodeputada alemão Markus Ferber.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.