/

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

1

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde.

“Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan (província de Hubei) nos últimos dias, já se encontra sob observação no Hospital de Curry Cabral em Lisboa, Hospital de Referência para estas situações”, revela a DGS em comunicado citado pelo jornal Público.

“A sua situação clínica está estável, aguardando-se os resultados das análises laboratoriais em curso, para atualização desta informação”, pode ler-se na mesma nota assinada pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

“Doente está a ser internado e ainda não está confirmada a infeção, disse ao Expresso diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital Curry Cabral, Fernando Maltez.

Ao Público, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (Insa) confirmou na semana passada que já estava apto para testar eventuais casos suspeitos em Portugal.

O novo vírus, que causa pneumonia, foi detetado na China no final de 2019. Além do território continental chinês, estão confirmados casos em Macau, Tailândia, Taiwan, Hong Kong, Coreia do Sul, Japão, Estados Unidos e França.

O Comité de Emergência da Organização Mundial de Saúde (OMS), que reuniu esta quarta e quinta-feira, optou por não declarar emergência de saúde pública internacional, embora reconheça que há esse risco. Os primeiros casos do coronavírus “2019 – nCoV” apareceram na cidade de Wuhan, capital e maior cidade da província de Hubei, no centro da China, quando começaram a chegar aos hospitais pessoas com uma pneumonia viral.

Os sintomas associados à infeção causada são mais intensos do que uma gripe e incluem febre, dor, mal-estar geral e dificuldades respiratórias, incluindo falta de ar.

ZAP //

1 Comment

  1. Sera necessário dar im STOP geral nas saídas por, terra e mar, para qualquer país ou, fica barrado ou em quarentena, para saber se o viajante saindo da China, esteja com febre ou sintomas de gripe. Esta já seria promissor para levar a doença para outros lugares.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.