/

Coca-Cola não desiste das garrafas de plástico. “Consumidores preferem”

A Coca-Cola diz que o cliente prefere garrafas de plástico. Ainda assim, a longo prazo, a estratégia da empresa passa por adotar embalagens feitas com, pelo menos, 50% de material reciclado.

Bea Perez, vice-presidente da Coca-Cola para a área de sustentabilidade e assuntos públicos, confirmou à BBC que a empresa não tem planos para desistir das garrafas de plástico. O motivo é simples: os consumidores ainda as querem.

Em Davos, na Suíça, para assistir ao Fórum Económico Mundial, a responsável adiantou, contudo, que “à medida que mudamos o nosso sistema de engarrafamento, adotando a reciclagem e a inovação, também temos de mostrar ao consumidor quais as oportunidades disponíveis. Elas mudarão connosco“.

O objetivo da empresa é, a longo prazo, adotar embalagens feitas com pelo menos 50% de material reciclado, uma meta fixada até 2030. Além disso, a Coca-Cola pretende também recolher ou reciclar uma garrafa ou lata por cada bebida vendida.

A Coca-Cola é considerada uma das grandes responsáveis pela produção de resíduos plásticos, produzindo cerca de três milhões de toneladas de embalagens de plástico por ano. No ano passado, o movimento global “Break Free From Plastic Europe” acusou a marca de ser a mais poluente do mundo.

Em reação à posição tomada pela Coca-Cola, a associação ambientalista ZERO afirmou que este “é mais um exemplo de que a solução para a crise [ambiental] não pode ser deixada ao mercado”.

“Não sabemos em que dados se baseia a diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola para dizer que as pessoas ‘preferem’ as embalagens de plástico. Seria interessante perguntar-lhe que outras alternativas dão aos consumidores“, disse Susana Fonseca, membro da direção da ZERO, ao Jornal de Notícias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.