Coca-Cola não desiste das garrafas de plástico. “Consumidores preferem”

A Coca-Cola diz que o cliente prefere garrafas de plástico. Ainda assim, a longo prazo, a estratégia da empresa passa por adotar embalagens feitas com, pelo menos, 50% de material reciclado.

Bea Perez, vice-presidente da Coca-Cola para a área de sustentabilidade e assuntos públicos, confirmou à BBC que a empresa não tem planos para desistir das garrafas de plástico. O motivo é simples: os consumidores ainda as querem.

Em Davos, na Suíça, para assistir ao Fórum Económico Mundial, a responsável adiantou, contudo, que “à medida que mudamos o nosso sistema de engarrafamento, adotando a reciclagem e a inovação, também temos de mostrar ao consumidor quais as oportunidades disponíveis. Elas mudarão connosco“.

O objetivo da empresa é, a longo prazo, adotar embalagens feitas com pelo menos 50% de material reciclado, uma meta fixada até 2030. Além disso, a Coca-Cola pretende também recolher ou reciclar uma garrafa ou lata por cada bebida vendida.

A Coca-Cola é considerada uma das grandes responsáveis pela produção de resíduos plásticos, produzindo cerca de três milhões de toneladas de embalagens de plástico por ano. No ano passado, o movimento global “Break Free From Plastic Europe” acusou a marca de ser a mais poluente do mundo.

Em reação à posição tomada pela Coca-Cola, a associação ambientalista ZERO afirmou que este “é mais um exemplo de que a solução para a crise [ambiental] não pode ser deixada ao mercado”.

“Não sabemos em que dados se baseia a diretora de Sustentabilidade da Coca-Cola para dizer que as pessoas ‘preferem’ as embalagens de plástico. Seria interessante perguntar-lhe que outras alternativas dão aos consumidores“, disse Susana Fonseca, membro da direção da ZERO, ao Jornal de Notícias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …