Foi descoberta uma nova espécie de dinossauro com penas do tamanho de um corvo. Os paleontólogos colocaram-lhe o nome de ‘dragão dançarino’ devido às semelhanças.
Uma equipa de paleontólogos chineses descobriu uma nova espécie de dinossauros com penas e que tinha apenas o tamanho de um corvo. Os fósseis encontrados ajudam a perceber a transição de dinossauros para aves e um estudo foi publicado, este mês, na revista científica The Anatomical Record.
A espécie foi ‘batizada’ de Wulong bohaiensis, que significa ‘dragão dançarino’. Os especialistas acreditam que tenha vivido há aproximado 120 milhões de anos atrás.
De acordo com o Sci-News, o dinossauro tinha uma face estreita com dentes afiados e longos, tal como um dragão. Além disso, tinha uma cauda comprida, que teria o dobro do seu tamanho.
Com penas espalhadas por todo o corpo, alimentava-se principalmente de peixes, segundo acreditam os investigadores. Este é um dos primeiros parentes do Velociraptor, que viveu há 75 milhões de anos atrás.
“O novo dinossauro integra-se numa incrível radiação de animais alados e com penas que estão intimamente relacionados com a origem dos pássaros“, notou Ashley Poust, investigadora no Museu de História Natural de San Diego.
“Estudar espécimes como este não mostra apenas os caminhos às vezes surpreendentes que a vida antiga tomou, mas também permite testar ideias sobre como características importantes das aves, incluindo o voo, surgiram no passado distante”, acrescentou.
O esqueleto do Wulong bohaiensis foi encontrado há mais de uma década por um agricultor local, na província de Jiufotang, na China. Pela análise dos especialistas, este tratava-se de um jovem dinossauro.