/

NASA quer construir uma base lunar feita de cogumelos

2

Os cientistas da NASA estão a explorar uma estratégia peculiar para construir uma base lunar – e outras estruturas fora da Terra. A agência espacial norte-americana quer cultivar as bases no local com cogumelos vivos.

Em 2018, a NASA considerou pela primeira vez a possibilidade de construir habitats espaciais de fungos. Porém, agora, os cientistas estão já a realizar testes para determinar o quão bem o fungo micélio poderia crescer em solo marciano.

De acordo com o comunicado da NASA, se a investigação se concretizar, permitiria que os futuros astronautas pudessem construir assentamentos fora da Terra sem precisar carregar materiais de construção pesados e caros, o que seria uma vantagem no plano de colonizar o Espaço.

A ideia da agência espacial é enviar fungos adormecidos para uma base lunar e, quando chegarem à Lua, dar-lhes água e reunir as condições apropriadas para que se possa desencadear o seu crescimento.

Um fungo é um grupo de organismos que produz esporos e consome material orgânico. Para este projeto, o importante é o micélio, a parte vegetativa de um fungo, cujos pequenos fios constroem estruturas complexas com extrema precisão, conectando-se a estruturas maiores, como cogumelos. Com as condições certas, podem ser persuadidos a criar novas estruturas – desde um material semelhante ao couro até a blocos de construção de um habitat para Marte.

“No momento, os projetos tradicionais de habitat para Marte são como uma tartaruga – carregar as nossas casas connosco nas costas – um plano confiável, mas com enormes custos de energia”, disse Lynn Rothschild, investigadora da NASA. “Em vez disso, podemos aproveitar os micélios para cultivar estes habitats quando lá chegarmos”.

Os ambientes hostis da Lua e de Marte exigirão novas formas de viver – cultivar casas em vez de construí-las, extrair minerais de esgotos em vez de rochas. Porém, segundo a NASA, podemos projetar soluções verdes e sustentáveis.

Em abril do ano passado, a NASA selecionou três finalistas de um concurso que pretendia encontrar os melhores projetos para fabricar habitáculos impressos em 3D para futuras colónias no Planeta Vermelho.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.