NASA selecionou as melhores casas para colonizar o Planeta Vermelho

Se o Homem conseguir colonizar Marte, terá já bons projetos para construir “casas” em solo marciano. A NASA selecionou três finalistas de um concurso que pretendia encontrar os melhores projetos para fabricar habitáculos impressos em 3D para futuras colónias no Planeta Vermelho.

As equipas que participaram no “3D-Printed Habitat Challenge” da NASA completaram o último nível da competição que implicou a construção virtual do projeto na sua totalidade. Os três finalistas partilharam em partes iguais um prémio de 100.000 dólares.

A última etapa da competição exigia às equipas concorrentes que criassem um projeto de habitat para Marte em grande escala, recorrendo a software de modelagem.

A concurso foram onze propostas que foram depois classificadas e premiadas de acordo com uma série de critérios: projeto arquitetónico, programação, uso eficiente do espaço interno e escalabilidade da impressão 3D e capacidade de construção do habitat.

As equipas preparam também pequenos vídeos “promocionais” dos seus projetos, nos quais forneciam mais informações sobre o protótipo, bem como modelos em miniatura impressos em três dimensões que foram propositadamente separados para mostrar o design dos interiores. Os júris atribuíram ainda pontos tendo e conta a representação estética e o realismo do projeto apresentado.

Após uma avaliação inicial que contou com um painel de jurados, a NASA e o seu parceiro neste concurso, a Universidade Bradley de Peoria, no estado norte-americano de Illinois, escolheram os três melhores projetos.

O grande vencedor foi a Team SEArch + / Apis Cor, da cidade de Nova Iorque. O comunicado da NASA revela que o modelo construído por esta equipa permite a entrada de luz nas laterais e no topo da casa através das portas em forma de canal.

Do Arkansas surgiu a equipa Zopherus, que arrecadou o segundo lugar. O projeto da equipa seria construído por uma impressora itinerante autónoma que seria capaz de imprimir uma estrutura, passando depois para o próximo local de construção.

Mars Incubator, de Connecticut, levou o terceiro lugar. A equipa apresentou um projeto com um aspeto modular para o alojamento espacial, permitindo também que a “casa” recebesse uma grande quantidade de luz.

As três equipas passam à próxima fase que se disputa entre 1 a 4 de maio deste ano e que culminará com uma estrutura em sub-escala impressa frente-a-frente. A equipa que conseguir a melhor “casa” marciana ganhará 800.000 mil dólares.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …