/

NASA selecionou as melhores casas para colonizar o Planeta Vermelho

Se o Homem conseguir colonizar Marte, terá já bons projetos para construir “casas” em solo marciano. A NASA selecionou três finalistas de um concurso que pretendia encontrar os melhores projetos para fabricar habitáculos impressos em 3D para futuras colónias no Planeta Vermelho.

As equipas que participaram no “3D-Printed Habitat Challenge” da NASA completaram o último nível da competição que implicou a construção virtual do projeto na sua totalidade. Os três finalistas partilharam em partes iguais um prémio de 100.000 dólares.

A última etapa da competição exigia às equipas concorrentes que criassem um projeto de habitat para Marte em grande escala, recorrendo a software de modelagem.

A concurso foram onze propostas que foram depois classificadas e premiadas de acordo com uma série de critérios: projeto arquitetónico, programação, uso eficiente do espaço interno e escalabilidade da impressão 3D e capacidade de construção do habitat.

As equipas preparam também pequenos vídeos “promocionais” dos seus projetos, nos quais forneciam mais informações sobre o protótipo, bem como modelos em miniatura impressos em três dimensões que foram propositadamente separados para mostrar o design dos interiores. Os júris atribuíram ainda pontos tendo e conta a representação estética e o realismo do projeto apresentado.

Após uma avaliação inicial que contou com um painel de jurados, a NASA e o seu parceiro neste concurso, a Universidade Bradley de Peoria, no estado norte-americano de Illinois, escolheram os três melhores projetos.

O grande vencedor foi a Team SEArch + / Apis Cor, da cidade de Nova Iorque. O comunicado da NASA revela que o modelo construído por esta equipa permite a entrada de luz nas laterais e no topo da casa através das portas em forma de canal.

Do Arkansas surgiu a equipa Zopherus, que arrecadou o segundo lugar. O projeto da equipa seria construído por uma impressora itinerante autónoma que seria capaz de imprimir uma estrutura, passando depois para o próximo local de construção.

Mars Incubator, de Connecticut, levou o terceiro lugar. A equipa apresentou um projeto com um aspeto modular para o alojamento espacial, permitindo também que a “casa” recebesse uma grande quantidade de luz.

As três equipas passam à próxima fase que se disputa entre 1 a 4 de maio deste ano e que culminará com uma estrutura em sub-escala impressa frente-a-frente. A equipa que conseguir a melhor “casa” marciana ganhará 800.000 mil dólares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.