Das 580 mil pessoas estrangeiras que residem em Portugal, um quarto do total são brasileiros. São quase 151 mil, o maior número de sempre.
De acordo com dados provisórios do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), fornecidos ao jornal Público, esta quinta-feira, o número de brasileiros com autorização de residência a viver em Portugal aumentou 43% de 2018 para 2019.
Os dados indicam que há, neste momento, 150.864 brasileiros a residir no país, um número recorde. Há dois anos, eram 105.423.
Em 2019, escreve o diário, foram emitidos 48.627 novos títulos de residência para imigrantes desta nacionalidade, mais 20.417 do que no ano anterior. O número representa mais de um terço do total das novas autorizações concedidas a estrangeiros pelo SEF, que chegaram às 135 mil. Em 2018, tinham sido 93 mil.
O aumento do número de brasileiros no nosso país acompanha o crescimento, verificado em 2019, do número total de imigrantes. Pela primeira vez, os números ultrapassaram a barreira do meio milhão — são 580 mil pessoas. Os brasileiros representam, assim, um quarto do total.
Em declarações ao Público, Cyntia de Paula, presidente da Casa do Brasil de Lisboa, diz que o perfil dos brasileiros que chega a Portugal é mais diversificado, havendo cada vez “mais gente qualificada” e pessoas que vêm com o intuito de “continuar os estudos”.
De acordo com o demógrafo Duval Fernandes, que também falou com o jornal, há também outro fenómeno que se destaca nesta nova vaga migratória: a chegada de famílias, nas quais se incluem “crianças e jovens que têm de ir à escola” e “mulheres num momento reprodutivo”, o que coloca mais desafios.
Uma coisa é certa, segundo Cyntia de Paula. “Os discursos de migração mudaram: não vêm só para ganhar dinheiro, mas para ganhar qualidade de vida“.
Achei graça a característica de (e “mulheres num momento reprodutivo”) !…será uma questão de cio ?????
150.864 brasileiros registados, fora os clandestinos.
Metade disso é futebolista!
Acho uma praga. O brasileiro não tem nada a ver com a nossa educação e mentalidade. Espero que a situação melhore no Brasil para que esta invasão diminua.
O Zap, em sua matéria de 19/12/19, registava a estadia de 150.864 brasileiros residentes em Portugal.. Acredito eu, que a maioria desses brasileiros são filhos ,netos, isto é, descendentes de portugueses que vieram livremente morar no Brasil em épocas passadas. Logo após , em 11/02/20, um colaborador desse site, o Miguel Lopes insinua numa linguagem humilhante a frase “é uma praga” ; “o brasileiro não tem nada a ver com a nossa educação e mentalidade”. Acho que o Miguel Lopes está por ignorar que os portugueses já participam da nossa mesa, comendo as nossas simples refeições há mais de quinhentos anos, se não me refresca a memória. Existem laços de amizades centenários. A.Família Real Portuguesa, tendo a frente o Rei D.João VI e uma comitiva inumerável hospedou-se no Brasil, quando da fuga às pressas da invasão francesa pelas tropas de Napoleão em 1808. Afinal de contas, somos ou não somos criaturas geradas com o valoroso sangue lusitano? Não quero alongar o comentário , enumerando fatos que mostram o orgulho de sermos irmãos e os laços fraternos que unem Brasil/Portugal. É o que pensa joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]