//

Toyota vai construir a “cidade do futuro” na base do Monte Fuji

A Toyota divulgou os seus planos para a construção de uma “cidade do futuro” no Japão onde vão viver cerca de duas mil pessoas. O objetivo da construtora automóvel é testar tecnologias ligadas à condução autónoma, entre outras.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o anúncio foi feito pela empresa japonesa em Las Vegas durante a conferência CES e foi estendido o convite a vários parceiros que se queiram juntar.

A marca tem intenção de começar a construi-la já no próximo ano, numa antiga fábrica que ocupa mais de 70 hectares junto ao Monte Fuji, no Japão. Para o arquiteto responsável, esta será uma cidade “interligada, autónoma, livre de emissões e onde as soluções de mobilidade partilhada vão originar um mundo de oportunidades para novas formas de vida urbana”.

O desenho e planeamento foram deixados ao cargo de Bjarke Ingels, o arquiteto dinamarquês cuja firma foi responsável pelas duas torres do World Trade Center e pelas sedes da Google em Londres e Nova Iorque.

A cidade, chamada Woven City, em referência ao passado da empresa na indústria têxtil, será totalmente sustentável cujas necessidades energéticas serão satisfeitas através do hidrogénio e onde os carros e edifícios eliminarão as emissões de CO2.

A cidade será um centro de investigação vivo em que carros autónomos, robôs e inteligência artificial farão parte da rotina. As ruas terão vias diferentes para os veículos autónomos, para os peões e para as scooters e bicicletas.

De acordo com o Engadget, as casas serão feitas a partir de materiais sustentáveis e terão robôs capazes de ajudar nas tarefas do dia-a-dia, mas também sensores munidos de inteligência artificial que avaliam a saúde dos moradores. Além disso, as casas terão inteligência artificial capaz de encomendar de forma autónoma o que falta no frigorífico e pôr o lixo lá fora.

No projeto está destinada a construção de habitação para cerca de duas mil pessoas — empregados da Toyota nos campus de investigação que irão estar rodeados pelas suas invenções e avanços tecnológicos

“Sabem que se construirmos [a cidade] as pessoas virão. Acredito que depende de nós, especificamente empresas como a Toyota, fazer o nosso papel para ajudar o mundo a tornar-se num local melhor. Woven City será um pequeno mas significante passo para o cumprimento dessa promessa”, disse o diretor da Toyota.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.