Toyota vai construir a “cidade do futuro” na base do Monte Fuji

A Toyota divulgou os seus planos para a construção de uma “cidade do futuro” no Japão onde vão viver cerca de duas mil pessoas. O objetivo da construtora automóvel é testar tecnologias ligadas à condução autónoma, entre outras.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, o anúncio foi feito pela empresa japonesa em Las Vegas durante a conferência CES e foi estendido o convite a vários parceiros que se queiram juntar.

A marca tem intenção de começar a construi-la já no próximo ano, numa antiga fábrica que ocupa mais de 70 hectares junto ao Monte Fuji, no Japão. Para o arquiteto responsável, esta será uma cidade “interligada, autónoma, livre de emissões e onde as soluções de mobilidade partilhada vão originar um mundo de oportunidades para novas formas de vida urbana”.

O desenho e planeamento foram deixados ao cargo de Bjarke Ingels, o arquiteto dinamarquês cuja firma foi responsável pelas duas torres do World Trade Center e pelas sedes da Google em Londres e Nova Iorque.

A cidade, chamada Woven City, em referência ao passado da empresa na indústria têxtil, será totalmente sustentável cujas necessidades energéticas serão satisfeitas através do hidrogénio e onde os carros e edifícios eliminarão as emissões de CO2.

A cidade será um centro de investigação vivo em que carros autónomos, robôs e inteligência artificial farão parte da rotina. As ruas terão vias diferentes para os veículos autónomos, para os peões e para as scooters e bicicletas.

De acordo com o Engadget, as casas serão feitas a partir de materiais sustentáveis e terão robôs capazes de ajudar nas tarefas do dia-a-dia, mas também sensores munidos de inteligência artificial que avaliam a saúde dos moradores. Além disso, as casas terão inteligência artificial capaz de encomendar de forma autónoma o que falta no frigorífico e pôr o lixo lá fora.

No projeto está destinada a construção de habitação para cerca de duas mil pessoas — empregados da Toyota nos campus de investigação que irão estar rodeados pelas suas invenções e avanços tecnológicos

“Sabem que se construirmos [a cidade] as pessoas virão. Acredito que depende de nós, especificamente empresas como a Toyota, fazer o nosso papel para ajudar o mundo a tornar-se num local melhor. Woven City será um pequeno mas significante passo para o cumprimento dessa promessa”, disse o diretor da Toyota.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Robôs "burros" trabalham em conjunto para realizar tarefas complexas

Uma nova pesquisa mostra que, ao mesmo tempo que aumentam as interações magnéticas, um enxame de robôs dispersos, chamados BOBbots, pode reunir-se em aglomerados compactos para realizar tarefas complexas. Fazer com que um enxame de robôs …

O uso doméstico de carvão na China resulta em mortes prematuras

Um novo estudo indica que, na China, a poluição da queima de carvão residencial causa um número desproporcional de mortes prematuras por exposição a poluentes minúsculos inaláveis, conhecidos como PM2.5. A combustão do carvão por centrais …

Estudo alerta para níveis preocupantes de produtos químicos tóxicos no leite materno

Um novo estudo, que analisou o leite materno de mulheres americanas quanto à contaminação por PFAS, detetou o produto químico tóxico em todas as 50 amostras testadas, e em níveis quase 2.000 vezes mais altos …

Dinheiro, imóveis e arte. João Rendeiro perde fortuna para o Estado

Um milhão e meio de euros em numerário, contas e ativos bancários, obras de arte e quatro imóveis em Lisboa, Cascais e Oeiras vão ser arrestados a João Rendeiro, ex-presidente do Banco Privado Português (BPP). Segundo …

A primeira eco-casa impressa em 3D "nasceu" em Itália

A empresa de impressão 3D WASP e o Mario Cucinella Architects concluíram a casa TECLA. É o primeiro modelo de habitação eco-sustentável a ser construído a partir de matérias-primas locais usando tecnologia de impressão 3D.  O …

Partido de Le Pen desviou 6,8 milhões de fundos europeus, segundo jornal francês

O partido francês de extrema-direita União Nacional (RN, sigla original), liderado por Marine Le Pen, terá desviado 6,8 milhões de euros de fundos do Parlamento Europeu, revela este domingo um inquérito policial noticiado pelo Le …

Proporção divina. Antiga fórmula grega pode ser responsável pelo sucesso dos musicais

Desde 1972, quando "Jesus Christ Superstar" estreou na Broadway, os mais populares musicais quase unanimemente empregaram uma fórmula centenária conhecida como “a proporção divina” - e, surpreendentemente, parecem tê-lo feito acidentalmente. A proporção divina é um …

Egito já iniciou obras de alargamento do Canal do Suez

A Autoridade do Canal do Suez iniciou este sábado obras para ampliar dez quilómetros do troço sul, onde o navio Ever Given encalhou em março passado, causando o bloqueio de uma das vias de navegação …

Museu do Prado descobre erro de 500 anos numa das suas esculturas

O Museu do Prado, em Madrid, descobriu que uma das suas esculturas, que se pensava ser do século XV, é afinal uma obra do século XX. Em comunicado, o museu espanhol explicou que a escultura – …

Costa entrou em “modo avestruz” e Cabrita é uma “mancha”. Líder do CSD não poupa nas críticas

Francisco Rodrigues dos Santos fez duras críticas ao primeiro-ministro, António Costa, e ao ministro da Administração Interna, Eduarda Cabrita. O presidente do CDS-PP disse que o primeiro-ministro entrou "em modo avestruz no caso João Galamba" referindo-se …