/

Brexit. Receio do fecho das fronteiras leva migrantes a viagens perigosas para a Grã-Bretanha

1

Os contrabandistas estão a explorar os receios quanto ao ‘Brexit’ por parte dos migrantes e requerentes de asilo, pressionando-os a pagar milhares de dólares para chegar à Grã-Bretanha antes de a fronteira “fechar”, alertou o sindicato que representa os oficiais da Força de Fronteira.

Em entrevista à Newsweek, Lucy Moreton, porta-voz e ex-secretária geral do Sindicato dos Serviços de Imigração, descreveu como a Grã-Bretanha tem visto aumentar o número de migrantes e requerentes de asilo que chegam às margens britânicas em pequenos barcos.

Em 2019, mais de mil pessoas que chegaram à Grã-Bretanha através do Canal da Mancha, que separa o sul da Inglaterra do norte da França. Num artigo recente, o Guardian revelou que esse número deve estar perto das duas mil pessoas, com mais de 1.800 – incluindo crianças – a cruzar o Canal desde dezembro de 2018.

Anteriormente, contou Moreton, “havia um nível menor de travessias em pequenos barcos”, com apenas algumas centenas feitas em 2018. Mas, no início de 2019, os números “aumentaram bastante” e continuaram desde então.

Segundo a própria, as autoridades de imigração na Grã-Bretanha alertaram contra a travessia, pois não é apenas uma maneira “ilegal” de entrar ao Reino Unido como também pode ser extremamente perigoso e, em alguns casos, até mortal.

No ano passado “houve pelo menos quatro fatalidades registadas”, indiciou a porta-voz, acrescentando que “é impossível saber exatamente quantas pessoas podem se ter afogado ao fazer a perigosa travessia”.

De acordo com as autoridades de imigração, os contrabandistas têm trabalhado para enviar a mensagem aos migrantes e requerentes de asilo de que as fronteiras da Grã-Bretanha devem “fechar” quando o país sair da União Europeia (UE).

“Essa é uma das coisas que os criminosos estão a dizer às pessoas para incentivá-las a pagar para fazer esse tipo de travessia”, disse Moreton. Os migrantes “estão a ser informados que, após o Brexit, a Grã-Bretanha fechará de alguma forma”.

Embora reconheça que, sob o novo governo do primeiro-ministro Boris Johnson, a Grã-Bretanha possa estabelecer regras mais rígidas de imigração, Moreton reconheceu que o argumento de que as suas fronteiras fecharão “não é verdade”.

Mas a pressão dos contrabandistas parece ter sido eficaz, com migrantes e requerentes de asilo a pagar entre 6.000 libras (cerca de 7.000 euros) e 10.000 libras (11.780 euros) para viajar num pequeno barco.

Com os altos preços que têm que pagar, Moreton disse que não é incomum que os migrantes e requerentes de asilo aceitem empréstimos de contrabandistas, sendo depois forçados à escravidão humana quando chegam à Grã-Bretanha.

ZAP //

1 Comment

  1. O título resulta num bom exemplo de uma anfibologia. Não sabemos se as viagens são perigosas para os migrantes ou para a Grã-Bretanha. 😉

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.