Brexit. Receio do fecho das fronteiras leva migrantes a viagens perigosas para a Grã-Bretanha

Os contrabandistas estão a explorar os receios quanto ao ‘Brexit’ por parte dos migrantes e requerentes de asilo, pressionando-os a pagar milhares de dólares para chegar à Grã-Bretanha antes de a fronteira “fechar”, alertou o sindicato que representa os oficiais da Força de Fronteira.

Em entrevista à Newsweek, Lucy Moreton, porta-voz e ex-secretária geral do Sindicato dos Serviços de Imigração, descreveu como a Grã-Bretanha tem visto aumentar o número de migrantes e requerentes de asilo que chegam às margens britânicas em pequenos barcos.

Em 2019, mais de mil pessoas que chegaram à Grã-Bretanha através do Canal da Mancha, que separa o sul da Inglaterra do norte da França. Num artigo recente, o Guardian revelou que esse número deve estar perto das duas mil pessoas, com mais de 1.800 – incluindo crianças – a cruzar o Canal desde dezembro de 2018.

Anteriormente, contou Moreton, “havia um nível menor de travessias em pequenos barcos”, com apenas algumas centenas feitas em 2018. Mas, no início de 2019, os números “aumentaram bastante” e continuaram desde então.

Segundo a própria, as autoridades de imigração na Grã-Bretanha alertaram contra a travessia, pois não é apenas uma maneira “ilegal” de entrar ao Reino Unido como também pode ser extremamente perigoso e, em alguns casos, até mortal.

No ano passado “houve pelo menos quatro fatalidades registadas”, indiciou a porta-voz, acrescentando que “é impossível saber exatamente quantas pessoas podem se ter afogado ao fazer a perigosa travessia”.

De acordo com as autoridades de imigração, os contrabandistas têm trabalhado para enviar a mensagem aos migrantes e requerentes de asilo de que as fronteiras da Grã-Bretanha devem “fechar” quando o país sair da União Europeia (UE).

“Essa é uma das coisas que os criminosos estão a dizer às pessoas para incentivá-las a pagar para fazer esse tipo de travessia”, disse Moreton. Os migrantes “estão a ser informados que, após o Brexit, a Grã-Bretanha fechará de alguma forma”.

Embora reconheça que, sob o novo governo do primeiro-ministro Boris Johnson, a Grã-Bretanha possa estabelecer regras mais rígidas de imigração, Moreton reconheceu que o argumento de que as suas fronteiras fecharão “não é verdade”.

Mas a pressão dos contrabandistas parece ter sido eficaz, com migrantes e requerentes de asilo a pagar entre 6.000 libras (cerca de 7.000 euros) e 10.000 libras (11.780 euros) para viajar num pequeno barco.

Com os altos preços que têm que pagar, Moreton disse que não é incomum que os migrantes e requerentes de asilo aceitem empréstimos de contrabandistas, sendo depois forçados à escravidão humana quando chegam à Grã-Bretanha.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O título resulta num bom exemplo de uma anfibologia. Não sabemos se as viagens são perigosas para os migrantes ou para a Grã-Bretanha. 😉

RESPONDER

Conselho de Disciplina instaura dois processos disciplinares a Varandas

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) instaurou, esta quinta-feira, dois processos disciplinares ao presidente do Sporting, na sequência das declarações proferidas sobre o seu homólogo do FC Porto e das …

Há infetados que escondem a doença com medo de perder o salário

O médico António Pais Lacerda, diretor do serviço de Medicina Interna II do Hospital Santa Maria, em Lisboa, alerta que o medo de perder salário ou emprego leva pessoas infetadas com o novo coronavírus …

Tottenham perde frente ao Antuérpia. Mourinho "rasga" equipa: "Queria fazer 11 substituições ao intervalo"

O Tottenham perdeu esta quinta-feira frente ao Antuérpia, na segunda jornada da Liga Europa de futebol, levando o treinador português José Mourinho a criticar a sua equipa. "Queria fazer 11 substituições ao intervalo", admitiu. No …

PCP sobe fasquia no OE2021. Quer mais um escalão de IRS

O PCP quer que o Orçamento do Estado para 2021 contemple a criação de um novo escalão de IRS, segundo uma das dezenas propostas de alteração ao documento que os comunistas fizeram chegar ao Parlamento. Em …

Equipas lusas 100% vitoriosas na jornada europeia. Gaitán estreou-se com um grande golo

O SC Braga e o Benfica venceram esta sexta-feira as partidas a contar para a Liga Europa, depois de o FC Porto ter também saído vitorioso do jogo que disputou frente aos gregos do Olympiacos …

Mutação do coronavírus pode ter tido origem em Espanha (e isso pode explicar a segunda vaga)

Análises realizadas pela Universidade de Basileia, a Escola Politécnica Federal de Zurique e o consórcio espanhol SeqCovid-Spain, liderado pelo Conselho Superior de Investigação Científica, mostram que a nova variante se espalhou pela Europa e outras …

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …