/

Novo caso. Casal de médicos sequestrado e agredido por paciente em Setúbal

Prefeitura Rio Bonito RJ

No último dia de 2019, um casal de médicos foi agredido por um paciente sexagenário que terá esperado quatro horas para ser atendido nas urgências.

Esta é a terceira agressão a profissionais de saúde conhecida em apenas uma semana. Este caso aconteceu no Hospital de São Bernardo, em Setúbal, quando o paciente começou a agredir verbalmente e ameaçar a médica que o atendia, o que a obrigou a pedir ajuda ao marido, médico na mesma unidade.

O utente terá, de acordo com o Jornal de Notícias, sequestrado os dois profissionais de saúde no interior do gabinete, onde os agrediu com as cadeiras e a mesa. O médico terá entrado num confronto físico com o paciente e foi necessário que um agente da PSP, do serviço do hospital, arrombasse a porta para forçar a entrada no gabinete e travar a agressão.

Este caso deu-se no mesmo dia em que um médico foi agredido no Centro de Saúde de Moscavide, em Loures, depois de recusar passar baixa a um paciente de 20 anos. Segundo o jornal Público, depois dessa agressão, o mesmo paciente dirigiu-se ao Centro de Saúde do Prior Velho, onde está inscrito, e tentou obter um atestado junto do seu médico de família, que insultou, mas não chegou a agredir fisicamente.

O primeiro caso reportado aconteceu na sexta-feira passada, dia em que uma Na sexta-feira passada, uma médica do Hospital de São Bernardo, em Setúbal, foi agredida com violência por uma utente.

A Ordem dos Médicos emitirá esta sexta-feira um comunicado para incentivar os médicos a não trabalhar em casos em que a sua segurança não estiver assegurada.

No último ano, foram registados mais de 600 incidentes de violência contra profissionais de saúde nos primeiros meses de 2019, com uma maior incidência de casos de assédio moral ou violência verbal. Pelo menos desde 2013, houve 4893 notificações de violência contra profissionais de saúde até fim de junho de 2019.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.