//

Barragem que Governo travou em 2016 poderia impedir cheias

Paulo Novais / Lusa

O parque verde do Mondego coberto de água devido à subida da água do rio Mondego

A barragem de Girabolhos, cuja construção foi cancelada pelo Governo em 2016, poderia ser fundamental para impedir cheias no Mondego. A solução passa por construir mais barragens.

Em 2016, o Governo travou a construção da barragem de Girabolhos, a montante da Aguieira. O presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Engenheiros defende que esta seria essencial para impedir as cheias. Matos Fernandes era já na altura ministro do Ambiente e suspendeu a construção de duas barragens.

“Sem [a barragem de] Girabolhos será muito difícil travar a repetição destes fenómenos. Temos que deixar de olhar para as barragens associadas à energia, e olhar para as barragens com todas as suas funções, de regularização, de armazenamento de água, de controlo de cheias e penso que isso vai ser cada vez mais importante no futuro“, defendeu Armando Silva Afonso.

A barragem do Fridão também foi suspensa e mais tarde cancelada, juntamente com a de Girabolhos. Segundo o Observador, a origem do cancelamento destes projetos adveio do acordo feito pelo PS com os partidos à esquerda, que viabilizou a geringonça. O principal responsável terá sido o partido ecologista Os Verdes, de acordo com o especialista em hidráulica pela Ordem dos Engenheiros Alfeu Sá Marques.

“A Aguieira, para os resultados das alterações climáticas, com caudais mais elevados, fruto da desmatação dos incêndios, será que tem capacidade para alguma vez laminar estes caudais? A minha opinião é que não”, disse o especialista numa conferência de imprensa sobre as inundações que afetaram o Baixo Mondego.

A solução passa por construir mais barragens, caso contrário “será muito difícil” travar a repetição de cheias no Mondego. Se a barragem de Girabolhos tivesse sido construída, “era quase outra Aguieira lá atrás” e adicionaria uma capacidade útil de regularização do Mondego de 245 hectómetros cúbicos de água.

Defendo que deve ser construído Girabolhos. As barragens são para produzir energia? Não. Cada vez mais as barragens são para armazenar energia”, acrescentou o especialista da Universidade de Coimbra, citado pelo Observador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.