/

Mergulhador morre de infeção contraída quando salvou jovens da gruta na Tailândia

1

(h) Royal Thai Navy

Operações de resgate das crianças presas em gruta na Tailândia

Beiret Bureerak contraiu uma infeção sanguínea durante as operações de resgate. O mergulhador da Marinha tailandesa estava a ser tratado desde 2018, mas o estado de saúde piorou recentemente.

Um mergulhador que participou do dramático resgate de 12 jovens e do seu treinador de futebol de uma gruta inundada na Tailândia morreu de uma infeção no sangue contraída durante a operação de resgate, adiantou a Marinha Real Tailandesa.

Bayroot Pakbara estava em tratamento, mas o seu estado piorou após a infeção se espalhar para o sangue.

Pakbara tornou-se no segundo mergulhador a perder a vida na operação de alto risco que permitiu retirar com vida os jovens e o treinador do interior do complexo de grutas no norte do país, onde ficaram presos por duas semanas no verão do ano passado. O tenente-comandante Saman Gunan morrera ao reabastecer tanques de oxigénio a 6 de julho.

De acordo com o diário Bangkok Post, Pakbara foi enterrado sexta-feira na mesquita Talosai, no sul da província de Satun.

Doze rapazes, que então tinham entre 11 e 16 anos, e o seu tutor, de 26 anos, entraram na gruta, na província de Chiang Rai, a 23 de junho de 2018, depois de um treino de futebol, e foram localizados nove dias mais tarde a quatro quilómetros da entrada.

O grupo foi encontrado pelos mergulhadores britânicos a 2 de julho numa gruta escura, onde sobreviveram sem alimentos e bebendo a água infiltrada das paredes.

Todos foram resgatados através de galerias parcialmente inundadas da gruta, após uma complicada operação de salvamento internacional, que terminou a 10 de julho. Cada rapaz levou em média três horas para sair da gruta, com o auxílio da equipa de resgate.

Foram escritos pelo menos dois livros sobre o resgate da equipa de futebol e do seu treinador e a história será retratada numa produção da Netflix.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.