/

Boris Johnson quer uma ponte entre a Escócia e a Irlanda do Norte. E diz que tem que ser UE a pagar

8

Will Oliver / EPA

Boris Johnson quer construir uma ponte entre a Escócia e a Irlanda do Norte, como já tinha dito na Câmara dos Comuns, e o seu homólogo irlandês, o primeiro-ministro Leo Varadkar, admitiu que acha a ideia interessante. Johnson diz que tem de ser a União Europeia a pagar, Varadkar discorda.

Segundo noticiou o Expresso, revelando parte de uma conversa que teve com o primeiro-ministro britânico, Varadkar explicou que este está bastante empenhado na ideia, mas a forma como a apresenta praticamente garante que não acontecerá. “Definitivamente não vai acontecer, porque nem a Irlanda do Norte nem a Escócia vão estar na UE. Mas ele estava meio a sério meio a brincar, de certa forma”, disse Varadkar.

Contudo, o entusiasmo de Johnson não é partilhado por todos. Líderes unionistas dizem que a prioridade devem ser projetos de infraestruturas, e o próprio Varadkar prefere falar em comboios de alta velocidade.

Esses projetos, embora caros, são menos dispendiosos do que uma ponte de 32 quilómetros sobre o mar, referiu o Expresso. A construção da ponte, continuou a publicação, enfrenta outros obstáculos, como a possibilidade de encontros perigosos com artefactos da II Guerra Mundial não explodidos.

Apesar disso, o primeiro-ministro irlandês sugeriu que uma coisa não impede a outra. Essa posição ignora o parecer de engenheiros como James Duncar, citado no Times, para quem a ponte é “tão viável como construir uma ponte para a lua”.

ZAP //

8 Comments

  1. Façam o contrato com a LusoPontes e talvez consigam ter essa obra, mas cuidadinho para não faltar o dinheirinho que a LusoPontes está sempre ávida.

  2. Os ingleses sempre brincaram com a UE e sempre de cá tiraram o melhor proveito ficando com um pé dentro e o outro de fora, talvez esta seja uma nova tentativa de jogar com a ingenuidade dos continentais agora na hora que estão decididos a virarem-nos as costas.

  3. O mundo é dos loucos, com a capa de espertos.
    Então quem tem lugares de poder e destaque, quer usar, abusar e enganar. Enfim…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.