/

“Boas notícias” na Saúde. Costa promete mexidas nas taxas moderadoras já no Orçamento

2

Miguel A. Lopes / Lusa

No conselho de ministros desta quarta-feira, o Governo vai aprovar um plano de investimentos plurianuais no SNS, para a contratação de recursos humanos e aquisição de equipamentos.

O primeiro-ministro, António Costa, prometeu aumentar o investimento na saúde e uma estratégia plurianual para o setor. “As boas notícias”, disse, vão ser aprovadas já no conselho de ministros desta quarta-feira.

“Tal como há 15 dias disse a Catarina Martins que brevemente teria uma boa surpresa sobre sub-orçamentação, também amanhã terá uma boa notícia sobre a gestão. Vai ser um momento muito feliz ver que ambas vão ter boas notícias”, disse, durante o debate quinzenal.

António Costa respondia à deputada centrista, Cecília Meireles, que confrontou o Governo com as carências no Serviço Nacional de Saúde.

O primeiro-ministro anunciou então que o Conselho de Ministros vai aprovar a “estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde” e comprometeu-se a começar a cumprir o objetivo de eliminação das taxas moderadoras nos cuidados primários, tal como previsto na nova Lei de Bases da Saúde.

Segundo o Jornal de Negócios, o fim das taxas moderadoras nos cuidados primários deverá começar, de forma faseada, já no próximo ano.

Jerónimo de Sousa, do PCP, disse que as taxas moderadoras são um “verdadeiro obstáculo ao direito à saúde” e perguntou ao primeiro-ministro quando pretende ter concluída a regulamentação da nova Lei de Bases da Saúde. Costa respondeu que, esta quarta-feira, o Conselho de Ministros vai aprovar uma resolução “enquadradora da estratégia plurianual para o conjunto da legislatura na área da saúde”.

Sobre as taxas moderadoras, o primeiro-ministro reafirmou o “compromisso” do Governo em “começar a cumprir seguramente já neste Orçamento do Estado” aquilo que consta da lei de bases.

Uma vez que não se comprometeu com o fim ou isenção imediata, depreende-se que o fim das taxas moderadoras será gradual.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Taxas moderadoras?! Isto é o desgoverno completo. Esta é daquelas medidas que só engana tolos. Até porque as camadas mais desfavorecidas estão isentas do pagamento de taxas moderadoras!!!
    Deviam era promover mais faculdades de medicina de forma a poderem haver médicos em quantidade suficiente para as necessidades do país; de forma a que as consultas possam ter valores aceitáveis e que possam haver médicos no interior e no Algarve. O problema da saúde resolve-se em grande medida com um maior número de médicos. Só assim será possível democratizar os preços e promover respostas rápidas às necessidades das pessoas. Em que medida é que descida das taxas moderadoras vai reduzir algum problema da saúde?!!! Em absolutamente nenhum. Vai reduzir as listas de espera?! Vai possibilitar aos algarvios e a todos os que vivem no interior ter médicos?! Vai possibilitar a redução do preço médio por consulta?!
    Mas quem é que votou nesta gente?! Isto é patético.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.