OE2020. PSD Madeira não avisou direção de Rio sobre eventual voto a favor

Homem de Gouveia / Lusa

Rui Rio ao lado de Miguel Albuquerque na festa de Chão da Lagoa

A direção nacional do PSD foi apanhada de surpresa pelo anúncio de um possível voto favorável do PSD Madeira ao Orçamento do Estado para 2020.

Em declarações à SIC, a direção de Rui Rio diz que não foi informada da possibilidade de os deputados madeirenses furarem a disciplina de voto e viabilizarem o documento, se as reivindicações da região forem atendidas.

Já Miguel Albuquerque disse, também à SIC, que não informou nem vai informar a direção nacional e desvaloriza eventuais processos disciplinares.

O presidente da estrutura regional do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, disse na sexta-feira passada que os três deputados na Assembleia da República poderão votar a favor do Orçamento do Estado caso as reivindicações da região estejam asseguradas. O presidente da estrutura regional do PSD/M considera que a luta continua em prol das reivindicações e necessidades do povo do arquipélago.

Os três votos dos deputados do PSD-Madeira exigem garantias e as pretensões regionais terão de constar do documento inicial. Os custos seriam, no total, de 196 milhões de euros, de acordo com o Expresso.

O financiamento do novo hospital do Funchal, que custará 265 milhões mais IVA – a Madeira quer que o Estado pague 50%. Albuquerque também não desiste de indexar as taxas de juro à taxa média dos empréstimos do Estado, que vale 7 milhões.

Além disso, está por regulamentar a lei para os madeirenses pagarem apenas 86 euros pela passagem aérea para o continente. O subsídio de mobilidade aérea para a Madeira está avaliado em 45 milhões. A quarta exigência é a ligação marítima entre o Funchal e Lisboa durante todo o ano e que custaria, pelo menos, 12 milhões.

Assim, o Governo de António Costa pode não precisar dos votos de Bloco de Esquerda e PCP, os aliados da anterior legislatura, para fazer aprovar o Orçamento do Estado para 202. PSD Madeira, PAN e Livre podem ser o “plano B” para garantir essa aprovação.  Com os 3 deputados eleitos pelo PSD Madeira, os 4 deputados do PAN e a deputada única do Livre, e contando com os óbvios votos dos 108 deputados do PS, o Governo conseguiria aprovar o OE2020.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.