/

Um dos primatas mais estranhos do mundo tem mais um dedo do que se pensava

nomissimon / Flickr

O primata aie-aie

Um dos primatas mais estranhos do mundo acabou de ficar ainda mais estranho, graças à descoberta de um pequeno dedo extra.

Segundo o Science Alert, um estudo levado a cabo pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriu que o aie-aie tem seis dedos, tornando-o no único primata conhecido a ter um “pseudo-polegar” escondido no pulso de cada braço.

O pequeno polegar extra possui três graus de movimento, tal como um polegar comum; pode exercer muita força e até possui a sua própria impressão digital.

O Daubentonia madagascariensis, nativo de Madagáscar, é um animal incomum: tem grandes olhos redondos, enormes orelhas, um pelo grosso e escuro (mas com as pontas brancas) e patas com dedos compridos e finos para alcançar troncos ocos e retirar as larvas suculentas que por lá se encontram.

“O aie-aie tem a mão mais louca de qualquer primata. Os seus dedos evoluíram para serem extremamente especializados — tão especializados, na verdade, que não ajudam muito quando se trata de se mover através das árvores”, declara Adam Hartstone-Rose, biólogo da universidade norte-americana e um dos autores do estudo publicado na revista científica American Journal of Physical Anthropology.

Hartstone-Rose estava a estudar os tendões do braço deste lémure com o colega Edwin Dickinson, quando ambos notaram uma protuberância incomum no seu pulso. Ao usar técnicas de imagem digital — através do qual um scan digital 3D da parte do corpo de um animal pode ser estudada em detalhe sem destruir essa referida parte do corpo —, os investigadores estudaram as patas de seis aie-aie, machos e fêmeas, de várias idades.

Os cientistas encontraram o dedo extra nas duas mãos dos seis animais. “O pseudo-polegar é definitivamente mais do que apenas uma protuberância. Tem uma extensão óssea e cartilaginosa e três músculos distintos que o movem [tal como o polegar humano]. Este dedo pode contorcer-se no espaço e exercer uma quantidade de força equivalente a quase metade do peso corporal do aie-aie, por isso, será bastante útil para agarrar”, explica Hartstone-Rose.

“Outras espécies, como o panda-gigante, desenvolveram o mesmo dedo extra para ajudar a agarrar, porque a pata do urso é demasiado generalizada para permitir a destreza necessária. Toupeiras e alguns répteis extintos também têm e tinham dedos extras para ampliar as suas patas para uma escavação ou natação mais eficientes. Neste caso, a mão do aie-aie é tão especializada para procurar alimento que foi necessário um dedo extra para facilitar a sua mobilidade”, acrescenta o investigador.

“Outras espécies de primatas reduziram os seus dedos para ajudar na locomoção. O aie-aie é o primeiro primata que precisa de mais dedos na mão, em vez do contrário. E é incrível saber que sempre esteve lá, mas ninguém percebeu isso até agora”, conclui.

 

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.