Um dos primatas mais estranhos do mundo tem mais um dedo do que se pensava

nomissimon / Flickr

O primata aie-aie

Um dos primatas mais estranhos do mundo acabou de ficar ainda mais estranho, graças à descoberta de um pequeno dedo extra.

Segundo o Science Alert, um estudo levado a cabo pela Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriu que o aie-aie tem seis dedos, tornando-o no único primata conhecido a ter um “pseudo-polegar” escondido no pulso de cada braço.

O pequeno polegar extra possui três graus de movimento, tal como um polegar comum; pode exercer muita força e até possui a sua própria impressão digital.

O Daubentonia madagascariensis, nativo de Madagáscar, é um animal incomum: tem grandes olhos redondos, enormes orelhas, um pelo grosso e escuro (mas com as pontas brancas) e patas com dedos compridos e finos para alcançar troncos ocos e retirar as larvas suculentas que por lá se encontram.

“O aie-aie tem a mão mais louca de qualquer primata. Os seus dedos evoluíram para serem extremamente especializados — tão especializados, na verdade, que não ajudam muito quando se trata de se mover através das árvores”, declara Adam Hartstone-Rose, biólogo da universidade norte-americana e um dos autores do estudo publicado na revista científica American Journal of Physical Anthropology.

Hartstone-Rose estava a estudar os tendões do braço deste lémure com o colega Edwin Dickinson, quando ambos notaram uma protuberância incomum no seu pulso. Ao usar técnicas de imagem digital — através do qual um scan digital 3D da parte do corpo de um animal pode ser estudada em detalhe sem destruir essa referida parte do corpo —, os investigadores estudaram as patas de seis aie-aie, machos e fêmeas, de várias idades.

Os cientistas encontraram o dedo extra nas duas mãos dos seis animais. “O pseudo-polegar é definitivamente mais do que apenas uma protuberância. Tem uma extensão óssea e cartilaginosa e três músculos distintos que o movem [tal como o polegar humano]. Este dedo pode contorcer-se no espaço e exercer uma quantidade de força equivalente a quase metade do peso corporal do aie-aie, por isso, será bastante útil para agarrar”, explica Hartstone-Rose.

“Outras espécies, como o panda-gigante, desenvolveram o mesmo dedo extra para ajudar a agarrar, porque a pata do urso é demasiado generalizada para permitir a destreza necessária. Toupeiras e alguns répteis extintos também têm e tinham dedos extras para ampliar as suas patas para uma escavação ou natação mais eficientes. Neste caso, a mão do aie-aie é tão especializada para procurar alimento que foi necessário um dedo extra para facilitar a sua mobilidade”, acrescenta o investigador.

“Outras espécies de primatas reduziram os seus dedos para ajudar na locomoção. O aie-aie é o primeiro primata que precisa de mais dedos na mão, em vez do contrário. E é incrível saber que sempre esteve lá, mas ninguém percebeu isso até agora”, conclui.

 

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …