/

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

1

(h)

John Bercow

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação.

O sábado passado era para ser o Dia D para o Brexit: depois de chegar a acordo com a União Europeia, Johnson foi ao Parlamento para que o acordo fosse aprovado.

Contudo, pouco ou nada mudou: a Câmara dos Comuns acabou por aprovar uma emenda que obriga a pedir um novo adiamento a Bruxelas – coisa que o primeiro-ministro britânico já fez, uma vez que é obrigado por lei a fazê-lo, apesar de reiterar que é contra.

Esta segunda-feira, Johnson vai voltar a tentar que o acordo alcançado com a União Europeia seja votado e aprovado no Parlamento, mas o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, pode bloquear a nova votação, noticiam o Público e o Expresso.

Bercow terá de autorizar a votação e, de acordo com a Sky News, citada pelo semanário, é possível que presidente da Câmara dos Comuns bloqueie a ação do Governo e delibere que a votação não pode ser repetida tão cedo após a reunião extraordinária de sábado.

Recorda o Público que a situação que Johnson poderá agora enfrentar à semelhante a uma outra que a antiga primeira-ministra Theresa May enfrentou em março.

Quando tentava repetidamente aprovar o seu acordo para o Brexit no Parlamento, John Bercow recordou May, que é agora deputada, que “a mesma proposta ou uma proposta substancialmente igual” não poderia ser apresentada duas vezes na mesma sessão legislativa – o mesmo pode acontecer agora a Johnson depois da reunião de sábado.

A sua posição oficial só será conhecida na manhã desta segunda-feira.

Apesar de todas as barreiras que têm enfrentado, os ministros insistem que têm o apoio necessário para fazer passar o acordo nos Comuns mas o Partido Conservador não dispõe de maioria, contando com 288 dos assentos e precisando de 320 votos.

“Apesar das trapalhadas no Parlamento, parece-nos que agora temos os números para aprovar o acordo. Chegou a altura de o aprovarmos e seguirmos em frente”, afiançou este domingo, numa entrevista à BBC, o ministro do Brexit, Dominic Raab, citado pelo Público.

A dez dias do dealdline, o Brexit ainda não recebeu luz verde do Parlamento.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.