/

Há mais de duas mil turmas com falta de professores

2

Mário Cruz / Lusa

Um mês depois do arranque oficial do ano letivo, existem mais de mil turmas com falta de professores, escreve o Jornal de Notícias esta segunda-feira.

De acordo com o matutino, existem ainda 2.175 horários por preencher. Destes, a maioria são horários incompletos (1.775 inferiores a 20 horas letivas), havendo ainda 147 casos de horários completos que não foram aceites ou que não tiveram candidatos a nível nacional, passando assim para os concursos realizados pelos agrupamentos.

Tendo em conta que cada uma destas vagas pode corresponder a um professor que dá aulas a mais do que uma turma, as duas mil turmas em causa estão sem professor a pelo menos uma disciplina, destaca o diário.

Informática, Geografia e Inglês são as áreas de ensino onde faltam mais professores, sendo Lisboa, Vale do Tejo e Algarve as regiões mais afetadas – faltam ainda preencher metade dos horários (1.213).

Em declarações ao Jornal de Notícias, o presidente da Associação Nacional de Diretores (ANDAEP), Filinto Lima, defendeu a aprovação de um subsídio para alojamento, sustentando que as rendas altas são um dos principais fatores para os professores recusarem contratos em várias regiões do país.

“No Algarve, há professores instalados em parques de campismo“, denunciou Pedro Tilde, diretor da Escola Secundária Du Bocage, em Setúbal, citado pelo mesmo jornal.

Questionado pelo Jornal de Notícias, o Ministério da Educação disse ter sinalizado “casos muito pontuais” de escolas que estão com dificuldade em preencher horários.

O semanário Expresso noticiava na sua edição deste sábado que existem escolhas à procura de professores desde o início do ano letivo: desde o meio de setembro, até sexta-feira, as escolas públicas lançaram 16.837 horários para os quais precisavam de professores. Comparando com período semelhante de 2018/19, são já mais 1800 pedidos.

ZAP //

2 Comments

  1. Não, não…!!!
    Há muitos professores e ganham muito bem… LOLOLOLOLOL
    Esta foi a conversa que ouvimos durante muitos anos…agora aguentem-se!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.