/

Marcelo revela que a sua recandidatura depende de um exame médico

1

Mário Cruz / Lusa

O Chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou, em entrevista à SIC, que a sua recandidatura à Presidência da República depende dos resultados de um exame médico que fará em breve.

A revelação foi feita por Marcelo Rebelo de Sousa no programa da SIC Alta Definição, que é conduzido por Daniel Oliveira e vai para o ar na íntegra no próximo sábado.

“Os exames genericamente estão bem, mas restou a uma dúvida que vai obrigar a um novo exame. Vou ter que fazer daqui a umas semanas um cateterismo”, revelou.

Fonte da Presidência revelou ao Correio da Manhã que o cateterismo será realizado numa veia no coração, frisando, contudo, que não se trata de um problema do foro cardíaco.

“O meu avó era cardíaco, o meu pai era cardíaco, os meus irmãos acham que não mas são cardíacos – enfim, vivem felizes, são mais novos do que eu. Enfim, achei que devia fazer exames também em matéria cardíaca. A minha hipocondria mandou fazer. E fiz e genericamente estão bem, mas restaram dúvidas que obrigam a um novo exame”.

O cateterismo servirá, explicou o Presidente da República, “para ver, não no coração, não em tudo que é fundamental, a começar nas carótidas para a irrigação do cérebro – a cabecinha é fundamental para esta função -, mas para ver em relação a um determinado vaso sanguíneo em que há acumulação de cálcio se essa acumulação está ou não num grau que é excessivo e o que é que isso significa”.

Ao Correio da Manhã, fonte da Presidência adiantou que se trata de uma “questão preventiva” e que a intervenção cirúrgica acontecerá “nas próximas quatro semanas“. “Não se trata de uma situação preocupante. É um procedimento que vai ser realizado a conselho dos médicos e que obrigará a um internamento de 24 horas”.

Marcelo Rebelo de Sousa disse que a sua recandidatura depende deste exame, uma vez que para a “Presidência de proximidade” que faz a condição física é determinante, dando ainda conta que não pretende “mudar de estilo”.

“Um cateterismo é um procedimento cirúrgico que passa pela introdução de um cateter através de artérias ou veias periféricas até as câmaras cardíacas, artérias pulmonares e veias arteriais coronarianas e que visa facilitar a passagem da corrente sanguínea”, explica ainda o Correio da Manhã.

Em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais com 52% dos votos. As próximas eleições presidenciais realizam-se em 2021.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.