//

Herdeira da Zara “perde” 100 milhões nos negócios imobiliários

O valor do património imobiliário de Sandra Ortega – a filha mais velha de Amancio Ortega – diminuiu, mas isso deve-se sobretudo a mudanças contabilísticas.

Sandra Ortega é dona de uma fortuna considerável que a coloca como a segunda mulher mais rica de Espanha – ocupava o primeiro lugar desde 2013. Mas no ano passado, a filha mais velha do dono do império Inditex, que inclui a Zara, não seguiu as pegadas do pai nos negócios imobiliários e viu o seu património reduzido em 100 milhões de euros.

Os negócios imobiliários de Sandra Ortega Mera, de 50 anos, estão distribuídos por Espanha, Alemanha, Estados Unidos, mas também por Portugal, onde detém, por exemplo, 90% da imobiliária Ferrado Nacomporta.

A carteira imobiliária – avaliada em 600 milhões – inclui escritórios, hotéis, instalações comerciais, residências e até parques de estacionamento. As empresas convergem na Rosp Corunna, que controla o grupo que herdou da mãe. Com a morte de Rosalía Mera, em 2013, Sandra Ortega ficou também com 5,05% do grupo Inditex.

O capital chega-lhe sobretudo da participação que tem na Inditex –  5,05% que no ano passado lhe renderam 118 milhões de euros. Já a segunda empresa mais rentável que “só” lhe rendeu 1,37 milhões.

Segundo o jornal espanhol El País, a Rosp Corunna informou que seus ativos em 2018 valiam 448,6 milhões, quando no ano anterior eram 550,1 milhões, uma queda de quase 100 milhões. Mas o dinheiro não estará perdido e deve-se à mudança de contabilidade, já que terá ocorrido devido ao facto de ter começado a gerir diretamente quatro hotéis que antes arrendava e deixou de anotá-los nos negócios imobiliários para considerá-los ativos que a empresa precisa para outras atividades.

Segunda mulher mais rica de Espanha, a fortuna de Sandra está ainda longe da do patriarca da Inditex, que este ano foi avaliada pela Forbes em 50,4 mil milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.