/

Cidade turca vai afundar-se já em outubro. É uma das mais antigas do mundo

1

A histórica cidade de Hasankeyf, na Turquia, vai afundar-se nas próximas semanas devido à construção de uma barragem que produzirá energia para a região, noticia a CNN. Milhares de habitantes terão de mudar de casa.

A cidade, junto ao caudal do rio Tigre, na província de Batman, no sudeste da Turquia, a alberga cerca de 3 mil pessoas, havendo mais 3 mil pessoas que vivem nas redondezas em pequenas populações rurais, explica a cadeia de televisão norte-americana.

Neste momento, os habitantes locais estão a deixar as suas casas e a mover-se para uma cidade que o Governo turco construiu para ao efeito. Foram construídas cerca de 700 habitações, tal como escreve a revista Visão.

Contudo, e apesar das novas casas construídas pelo Governo, os habitantes não parecem estar muito satisfeitos. Hasankeyf tem cerca de 11 mil anos de história, sendo uma das cidades mais antigas da Mesopotâmia.

“Vivíamos com esperança [de que não seríamos obrigados a sair], mas agora perdemo-la. Deram-nos de três a cinco meses [para sairmos] (…) Preciso começar tudo de novo. Sinto-me como se tivesse acabado de chegar a este mundo. Não sei se será bom ou mau”, disse Firat Argun, um habitante que pertence a uma família que vive na cidade há 300 anos, em declarações à CBS, que frisa que esta é uma das cidades mais antigas do mundo.

A construção da barragem de Ilisu é um projeto envolvido em polémica já há vários anos, tendo mesmo perdido o apoio de vários Governos e investidores estrangeiros por implicar a destruição de grande parte da cidade antiga. A barragem Ilisu fará desaparecer várias ruas, casas e locais históricos, com exceção da cidadela.

Contudo, ao que parece, a construção vai mesmo avançar na primeiras semanas de outubro. A Turquia defende, por sua vez, que a construção trará inúmeros benefícios económicos e ambientais à região.

ZAP //

1 Comment

  1. Não admira que aos turcos não lhes custe muito! Não são originários dali! Ocupam a Anatólia e territórios gregos e romanos há uns séculos. Sonhos deles e dos árabes era conquistar o Rom, nome a que davam ao Império Romano do Oriente. Tudo o que escavam é de outros! Portanto perder património, mesmo um como este de import`^anciã fundamental para a Humanidade, não lhes custa nada. Quanto menos sobrar de outras civilizações, e nações que são as verdadeiras donas dos territórios melhor! Os portugueses estiveram 500 anos em África, mas eram colonos e ocupantes, estes estão desde 1453 em Constantinopla e têm a mania que este território sempre foi deles. Eles, nem da Ásia menor são originários, mas dos terras turcomanas, como o Turquemenistão, Afeganistão e outras coisas acabadas em ão, menos o Irão.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.