Pardal Henriques desmente Marinho e Pinto. Recebeu convite mas ainda não é candidato

1

António Cotrim / Lusa

O presidente do Partido Democrático Republicano (PDR) anunciou que o porta-voz do SNMMP é candidato às legislativas de outubro. Pardal Henriques confirmou o convite mas diz que ainda não tomou uma decisão.

Pardal Henriques vai ser candidato pelo PDR, mas na altura própria divulgaremos o círculo eleitoral por onde se candidatará”, disse aos jornalistas Marinho e Pinto, ex-deputado europeu, depois de entregar a lista dos candidatos pelo círculo eleitoral do Porto.

O advogado assumiu que ter Pardal Henriques nas listas é um “grande orgulho” porque ele foi a “imagem e a cara de um combate sindical extremamente importante por ter fugido ao controlo que os aparelhos partidários têm sobre o sindicalismo em Portugal. Portanto, isto é de enaltecer e de elogiar”, frisou, numa referência à greve dos motoristas.

No entanto, ao Correio da Manhã, Pardal Henriques confirmou que recebeu um convite mas referiu que ainda não decidiu se aceita ou não. “Recebi o convite e é com honra que o recebo”, disse, acrescentando: “Ainda não tomei a decisão”.

O advogado do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) já tinha sido noticiado como cabeça-de-lista do PDR pelo círculo eleitoral de Lisboa, cabendo a Marinho e Pinto a primeira posição pelo Porto.

Em declarações aos jornalistas, Marinho e Pinto, citado pelo Público,  disse ainda que o partido e o candidato chegaram a acordo por ser a “imagem de justeza” que o PDR defende, nomeadamente o combate à fraude, à evasão fiscal e à corrupção.

Sobre esse propósito — e numa altura em que o advogado do sindicato está a ser investigado pela Ordem dos Advogados (OA) devido a uma queixa por burla — Marinho e Pinto lembrou que as suspeitas só surgiram quando “ganhou protagonismo”.

Questionado sobre um eventual aproveitamento político ao integrar as listas do PDR, o ex-eurodeputado lembrou que se fosse esse o objetivo não teria optado por um “partido pequeno”.

Em outubro de 2015, o PDR foi a sétima força política mais votada nas legislativas com 1,14% (61.632 votos) e, por isso, o partido mais votado entre os que não conseguiram eleger deputados. Ficou mesmo atrás do PAN, que obteve 1,39% (cerca de 75 mil votos) e que elegeu um deputado.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.