/

O blindado do futuro manobra sozinho, usa IA e está a nascer em Israel

7

Um veículo blindado de combate, com inteligência artificial, design inovador e cabine transparente, que identifica objetos, manobra automaticamente e escolhe a rota mais segura. O tanque do futuro foi testado esta terça-feira numa missão simulada no norte de Israel.

A empresa israelita de tecnologia de defesa Rafael apresentou o tanque do futuro, tendo usado um ambiente urbano simulado na base militar de Eliakim para demonstrar as capacidades tecnológicas do veículo em missão de combate.

O tanque necessita apenas de dois operadores, em vez dos quatro habituais, uma vez que o seu sistema operativo permite monitorizar todo o envolvimento do tanque — desde os perigos que podem ser encontrados no terreno, como minas ou explosivos, até a inimigos que possam ser identificados como alvo.

Os tripulantes do blindado apenas precisam de saber as instruções operacionais de uma dada missão, uma vez que o veículo se move automaticamente, fornecendo todas as informações em tempo real do que o envolve.

O Programa Carmel, projetado para equipar os veículos de combate com inteligência artificial e funcionamento autónomo, entrou esta semana na fase final de testes. O programa foi desenvolvido pela Rafael em conjunto com a companhia israelita Elbit e a Indústria Aeroespacial de Israel.

O programa não produz novos veículos, mas incorpora tecnologia avançada além da inteligência artificial. As empresas envolvidas incorporam no novo blindado as suas mais recentes inovações tecnológicas: propulsão híbrida, defesa cibernética, camuflagem ativa, radar multi-tarefa e um sistema de reconhecimento visual para identificar tropas.

As plataformas desenvolvidas serão incorporadas nos veículos armados do exército israelita. O programa, que está em desenvolvimento há três anos, permitirá ao exército do país ter “tanques ágeis, efetivos, inovadores, compactos e fáceis de manobrar, a um baixo custo”, comentou fonte do Ministério da Defesa de Israel.

// EFE

7 Comments

  1. Talvez não fosse má ideia incorporar a inteligência artificial no cérebro dessas mentes brilhantes que só procuram a destruição!

  2. Porque não há sanções a Israel?! Fez bombas nucleares as escondidas, enganou todos os inspectores da ONU.. É um país que só procura a guerra!.. Mas lá estão os mansos a defender los.. Se fosse com outro país já eram sanções atrás de sanções..
    Israel é um estado terrorista!..

    • Mas a verdade é que Israel lá se vai mantendo no seu cantinho e incomoda muita gente, os vizinhos da mesma forma incomodados decidiram acabar com eles, acabaram eles próprios por se sair mal da contenda e agora resta aos israelitas precaverem-se de futuros maus humores da vizinhança.

  3. Admiro a tenacidade do povo israelita.

    Abomino o extermínio que estão a fazer ao povo Palestiniano.

    Dois pesos e duas medidas.

  4. Esqueceram-se de dizer que, se o tanque for envolvido com um manto de alumínio pelo inimigo, perde mais de 50% das suas super-capacidades, sendo facilmente abatido. Para evitar que tal aconteça terá que ser sempre auxiliado por ajudas externas, tais como, drones ou conexão directa GPS, via satélite, em tempo real. Qualquer obstrução às suas câmaras e sondas, tornam o mesmo completamente vulnerável.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.