O blindado do futuro manobra sozinho, usa IA e está a nascer em Israel

Um veículo blindado de combate, com inteligência artificial, design inovador e cabine transparente, que identifica objetos, manobra automaticamente e escolhe a rota mais segura. O tanque do futuro foi testado esta terça-feira numa missão simulada no norte de Israel.

A empresa israelita de tecnologia de defesa Rafael apresentou o tanque do futuro, tendo usado um ambiente urbano simulado na base militar de Eliakim para demonstrar as capacidades tecnológicas do veículo em missão de combate.

O tanque necessita apenas de dois operadores, em vez dos quatro habituais, uma vez que o seu sistema operativo permite monitorizar todo o envolvimento do tanque — desde os perigos que podem ser encontrados no terreno, como minas ou explosivos, até a inimigos que possam ser identificados como alvo.

Os tripulantes do blindado apenas precisam de saber as instruções operacionais de uma dada missão, uma vez que o veículo se move automaticamente, fornecendo todas as informações em tempo real do que o envolve.

O Programa Carmel, projetado para equipar os veículos de combate com inteligência artificial e funcionamento autónomo, entrou esta semana na fase final de testes. O programa foi desenvolvido pela Rafael em conjunto com a companhia israelita Elbit e a Indústria Aeroespacial de Israel.

O programa não produz novos veículos, mas incorpora tecnologia avançada além da inteligência artificial. As empresas envolvidas incorporam no novo blindado as suas mais recentes inovações tecnológicas: propulsão híbrida, defesa cibernética, camuflagem ativa, radar multi-tarefa e um sistema de reconhecimento visual para identificar tropas.

As plataformas desenvolvidas serão incorporadas nos veículos armados do exército israelita. O programa, que está em desenvolvimento há três anos, permitirá ao exército do país ter “tanques ágeis, efetivos, inovadores, compactos e fáceis de manobrar, a um baixo custo”, comentou fonte do Ministério da Defesa de Israel.

// EFE

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Talvez não fosse má ideia incorporar a inteligência artificial no cérebro dessas mentes brilhantes que só procuram a destruição!

  2. Porque não há sanções a Israel?! Fez bombas nucleares as escondidas, enganou todos os inspectores da ONU.. É um país que só procura a guerra!.. Mas lá estão os mansos a defender los.. Se fosse com outro país já eram sanções atrás de sanções..
    Israel é um estado terrorista!..

    • Mas a verdade é que Israel lá se vai mantendo no seu cantinho e incomoda muita gente, os vizinhos da mesma forma incomodados decidiram acabar com eles, acabaram eles próprios por se sair mal da contenda e agora resta aos israelitas precaverem-se de futuros maus humores da vizinhança.

  3. Admiro a tenacidade do povo israelita.

    Abomino o extermínio que estão a fazer ao povo Palestiniano.

    Dois pesos e duas medidas.

  4. Esqueceram-se de dizer que, se o tanque for envolvido com um manto de alumínio pelo inimigo, perde mais de 50% das suas super-capacidades, sendo facilmente abatido. Para evitar que tal aconteça terá que ser sempre auxiliado por ajudas externas, tais como, drones ou conexão directa GPS, via satélite, em tempo real. Qualquer obstrução às suas câmaras e sondas, tornam o mesmo completamente vulnerável.

RESPONDER

Coreia do Sul organizou um espetáculo de luzes para agradecer e incentivar o uso de máscara

A Coreia do Sul tem sido dos países com maior sucesso no combate à pandemia de covid-19. Com receio de uma segunda vaga, o Governo organizou uma forma incomum de agradecer aos profissionais de saúde …

Desgostos e namoriscos com humanos. Aquário de Quioto expõe complexas relações dos pinguins num fluxograma

O Aquário de Quioto, antiga capital do Japão, tem um fluxograma onde expõe as relações dos seus pinguins. Entre diferenças de idade, desgostos de amor e até namoriscos com humanos, as relações entre estes animais …

O sangue azul do caranguejo-ferradura é fundamental para a vacina da covid-19. Mas há um problema

O sangue azul do caranguejo-ferradura pode ser um elemento muito importante para encontrar a vacina para a covid-19, mas há um grande senão. O sangue azul do caranguejo-ferradura (Limulus Polyphemus) é a única fonte natural conhecida …

Jovem guarda-redes russo atingido por raio durante um treino

Ivan Zakborovsky, um jovem guarda-redes russo, está em coma induzido. O clube já revelou que o atleta não corre perigo. Ivan Zakborovsky, um guarda-redes de apenas 16 anos do Znamaya Truda, da Rússia, foi atingido por …

Elegante, leve e com fibra de carbono. O Tyr quer ser diferente de todos os outros caiaques

Embora os caiaques com assento se tenham tornado muito populares entre os pescadores, a maioria dos barcos é bastante tubular, pesada e de plástico. O Tyr da Apex Watercraft é diferente por ser elegante, leve …

2029 Majestic, a mota elétrica futurista com um design centenário

A 2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem um motor elétrico e peças impressas em 3D. É o casamento ideal entre tecnologia e a tradição. Em 1929, Georges Roy criou a Majestic, …

Fernando Alonso regressa à Fórmula 1 com a Renault

O piloto espanhol Fernando Alonso vai regressar à Fórmula 1 depois de ter abandonado a modalidade em 2018. Assina agora um contrato de dois anos com mais um de opção. A escuderia Renault anunciou esta quarta-feira …

China reitera que não participará no diálogo EUA/Rússia para reduzir arsenal atómico

A China reiterou, esta quarta-feira, que não entrará nas negociações entre os Estados Unidos e a Rússia para um novo acordo que limite a quantidade de armas nucleares, e acusou Washington de “constituir uma ameaça”. Pequim …

Traumas na infância e um pai "sociopata". As revelações do livro da sobrinha de Trump

O livro de memórias de Mary Trump, sobrinha do Presidente norte-americano Donald Trump, já chegou às mãos de vários jornalistas nos Estados Unidos. A data de publicação está marcada para dia 14 de julho. No livro, …

Rússia detém antigo jornalista por acusações de traição

O ex-jornalista Ivan Safronov, assessor do diretor da agência espacial russa Roscosmos, foi detido esta terça-feira e acusado de traição. Esta terça-feira, as autoridades russas prenderam um antigo jornalista que trabalhava agora como assessor do chefe …