O blindado do futuro manobra sozinho, usa IA e está a nascer em Israel

Um veículo blindado de combate, com inteligência artificial, design inovador e cabine transparente, que identifica objetos, manobra automaticamente e escolhe a rota mais segura. O tanque do futuro foi testado esta terça-feira numa missão simulada no norte de Israel.

A empresa israelita de tecnologia de defesa Rafael apresentou o tanque do futuro, tendo usado um ambiente urbano simulado na base militar de Eliakim para demonstrar as capacidades tecnológicas do veículo em missão de combate.

O tanque necessita apenas de dois operadores, em vez dos quatro habituais, uma vez que o seu sistema operativo permite monitorizar todo o envolvimento do tanque — desde os perigos que podem ser encontrados no terreno, como minas ou explosivos, até a inimigos que possam ser identificados como alvo.

Os tripulantes do blindado apenas precisam de saber as instruções operacionais de uma dada missão, uma vez que o veículo se move automaticamente, fornecendo todas as informações em tempo real do que o envolve.

O Programa Carmel, projetado para equipar os veículos de combate com inteligência artificial e funcionamento autónomo, entrou esta semana na fase final de testes. O programa foi desenvolvido pela Rafael em conjunto com a companhia israelita Elbit e a Indústria Aeroespacial de Israel.

O programa não produz novos veículos, mas incorpora tecnologia avançada além da inteligência artificial. As empresas envolvidas incorporam no novo blindado as suas mais recentes inovações tecnológicas: propulsão híbrida, defesa cibernética, camuflagem ativa, radar multi-tarefa e um sistema de reconhecimento visual para identificar tropas.

As plataformas desenvolvidas serão incorporadas nos veículos armados do exército israelita. O programa, que está em desenvolvimento há três anos, permitirá ao exército do país ter “tanques ágeis, efetivos, inovadores, compactos e fáceis de manobrar, a um baixo custo”, comentou fonte do Ministério da Defesa de Israel.

ZAP // EFE

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Talvez não fosse má ideia incorporar a inteligência artificial no cérebro dessas mentes brilhantes que só procuram a destruição!

  2. Porque não há sanções a Israel?! Fez bombas nucleares as escondidas, enganou todos os inspectores da ONU.. É um país que só procura a guerra!.. Mas lá estão os mansos a defender los.. Se fosse com outro país já eram sanções atrás de sanções..
    Israel é um estado terrorista!..

    • Mas a verdade é que Israel lá se vai mantendo no seu cantinho e incomoda muita gente, os vizinhos da mesma forma incomodados decidiram acabar com eles, acabaram eles próprios por se sair mal da contenda e agora resta aos israelitas precaverem-se de futuros maus humores da vizinhança.

  3. Admiro a tenacidade do povo israelita.

    Abomino o extermínio que estão a fazer ao povo Palestiniano.

    Dois pesos e duas medidas.

  4. Esqueceram-se de dizer que, se o tanque for envolvido com um manto de alumínio pelo inimigo, perde mais de 50% das suas super-capacidades, sendo facilmente abatido. Para evitar que tal aconteça terá que ser sempre auxiliado por ajudas externas, tais como, drones ou conexão directa GPS, via satélite, em tempo real. Qualquer obstrução às suas câmaras e sondas, tornam o mesmo completamente vulnerável.

RESPONDER

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …