/

Comunistas arrecadam recorde de produtividade (e só não foram mais longe por causa do PS)

1

António Cotrim / Lusa

O líder parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), João Oliveira

A bancada comunista foi a mais produtiva do Parlamento desta legislatura. O PCP congratula-se e lança críticas ao PS e ao Bloco de Esquerda.

No espaço de uma legislatura, os números impressionam: 1400 audiências, 1350 reuniões e visitas, 306 projetos de lei, 372 apreciações parlamentares e 458 projetos de resolução apresentados, além de cinco interpelações ao Governo, 48 audições públicas e 150 propostas aprovadas no âmbitos dos Orçamentos de Estados.

Este é o balanço dos quatro anos de trabalho parlamentar dos 15 deputados comunistas, segundo o Expresso. Na quinta-feira, João Oliveira, líder da bancada comunista, fez questão de evidenciar o trabalho feito pelo partido.

É motivo de orgulho o PCP poder dizer que viu todos os anúncios e declarações públicas que fez relativamente a avanços conquistados a serem concretizados e não fomos desmentidos”, disse, acrescentando que “há opções, critérios, posturas de trabalho e intervenção políticos de que nós não abdicamos e que, eventualmente, possam tornar menos mediático os nossos trabalho e intervenção, mas que lhe dão mais solidez e segurança”.

O recorde de produtividade vai, assim, para os comunistas. Segundo o semanário, em todas as alíneas analisadas, o PCP esteve à frente dos outros partidos com assento parlamentar. A única exceção foi o número de projetos de resolução apresentados na Assembleia da República, em que os comunistas somam 458 e os bloquistas 513.

No entanto, os 15 deputados comunistas somam quase o triplo dos projetos de lei apresentados face ao PS ou o dobro face ao PSD. Já nas apreciações parlamentares, a distância cresce: os comunistas sugeriram 67, contra zero dos socialistas, 14 do PSD, 26 do CDS e 40 do Bloco.

Em resumo, o PCP classifica a sua intervenção parlamentar na legislatura da geringonça em duas palavras: “coerência e responsabilidade“. Os comunistas garantem que cumpriram o prometido no seu último programa eleitoral e lançam farpas ao PS, que, alegadamente, impediu o trabalho parlamentar do PCP de ir mais longe.

Desta forma, se existiram “limitações e insuficiências”, elas devem-se aos “bloqueios impostos pelo PS e pelo alinhamento que escolheu fazer com o PSD e CDS num conjunto importante de matérias”, dizem os comunistas, referindo-se aos aumentos salariais, à alteração da lei laboral ou ao reforço dos serviços públicos com o aumento das contratações ou do investimento.

O PCP considera que nas próximas eleições “é necessário construir uma nova correlação de forças mais favorável aos trabalhadores e ao povo” e isso passa pelo “reforço do PCP e da CDU e da sua influência nas decisões nacionais”.

ZAP //

1 Comment

  1. Há que ter sempre MUITAS RESERVAS quanto a estes defensores das amplas liberdades que apoiam o atual regime venezuelano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.