/

Quadro roubado por soldado nazi é devolvido a museu de Florença

O quadro de natureza-morta tinha sido roubado do museu por um soldado nazi como um presente para a sua esposa. Agora, o quadro foi devolvido ao museu pelos alemães.

Um soldado nazi em retirada de Itália decidiu levar consigo uma recordação para a esposa que o esperava em casa. Sem pensar duas vezes, decidiu roubar um quadro do museu da Galleria degli Uffizi, o palácio que abriga um dos mais antigos e famosos museus do mundo, situado em Florença.

O quadro era o “Vaso de Flores“, uma das obras-primas do pintor holandês Jan van Huysum. O artista renascentista era reconhecido pelas suas pinturas extremamente detalhadas de flores, tendo concebido vários quadros nesta linha.

O quadro foi, esta semana, devolvido pelo ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Mass, após um apelo lançado pelo diretor do museu, Eike Schmidt — também ele alemão —, para que o quadro fosse devolvido. “É aqui o seu lugar, é aqui que ele pertence”, disse Mass.

De acordo com a Associated Press, o ministro dos Negócio Estrangeiros de Itália, Enzo Moavero, que esteve presente no museu para o regresso do quadro, destacou a “coragem cívica e moral de um diretor alemão de um museu italiano“.

O quadro é tão realista que, segundo a ABC News, foi mesmo comparado a uma fotografia. O pintor usou uma lupa para estudar os objetos que pintava. Um dos detalhes mais peculiares e ilustrativos do perfecionismo de Van Huysum no quadro são as ondulações visíveis nas asas transparentes dos insetos.

A pintura foi originalmente adquirida em 1824 por um grão-duque da dinastia Habsburgo-Lorena, que procedeu os Médici na residência do palácio de Florença.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.