O PS apresentou uma lista com mais de 100 projetos para o Programa Nacional de Investimento (PNI) para 2030, na qual volta a surgir a construção de uma terceira travessia do Tejo (TTT), entre a margem sul e Lisboa.
De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia esta quinta-feira, a terceira ponte sobre o Tejo volta a ser uma prioridade para os socialistas na próxima década, depois de em março de 2009 o Governo de José Sócrates ter lançado o projeto.
O PS conta com o apoio dos parceiros de esquerda – o Bloco de Esquerda e o PCP -, apesar de estes exigirem valências diferentes para a construção.
Para os comunistas, a futura ponte deverá ser rodoferroviária. Já os bloquistas entendem que a terceira travessia deve ser exclusivamente ferroviária. De acordo com o diário, na proposta dos socialistas para o PNI não é feita qualquer referência a que tipo de tráfego deve destinar-se a futura infraestrutura.
Em 2009, José Sócrates, então primeiro-ministro, chegou a lançar um concurso para a sua construção. Na época, a terceira travessia iria ser apenas ferroviária, fazendo parte do troço de alta velocidade entre Lisboa e Poceirão.
O concurso acabou, no entanto, por ser anulado em setembro de 2010, numa decisão justificada com “a significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira de Portugal”, recorda o matutino.
O inferno entrou em campanha política!!!!! Tudo maravilhoso!!!!!….. De promessa em promessa as portas do inferno se vão abrindo….
O nosso dinheiro dá para tudo! É uma festa. É tudo à Lagardère.
Alguém deve querer receber umas luvas quentinhas para o Inverno.
E continua a sina antiga ‘lisboa é Portugal e o resto é paisagem’