/

PS “ressuscita” terceira ponte sobre o Tejo (e conta com o apoio do BE e do PCP)

3

Duncan Rawlinson / Flickr

As pontes Vasco da Gama e 25 de Abril têm sido insuficientes para escoar o fluxo de trânsito na capital

O PS apresentou uma lista com mais de 100 projetos para o Programa Nacional de Investimento (PNI) para 2030, na qual volta a surgir a construção de uma terceira travessia do Tejo (TTT), entre a margem sul e Lisboa.

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia esta quinta-feira, a terceira ponte sobre o Tejo volta a ser uma prioridade para os socialistas na próxima década, depois de em março de 2009 o Governo de José Sócrates ter lançado o projeto.

O PS conta com o apoio dos parceiros de esquerda – o Bloco de Esquerda e o PCP -, apesar de estes exigirem valências diferentes para a construção.

Para os comunistas, a futura ponte deverá ser rodoferroviária. Já os bloquistas entendem que a terceira travessia deve ser exclusivamente ferroviária. De acordo com o diário, na proposta dos socialistas para o PNI não é feita qualquer referência a que tipo de tráfego deve destinar-se a futura infraestrutura.

Em 2009, José Sócrates, então primeiro-ministro, chegou a lançar um concurso para a sua construção. Na época, a terceira travessia iria ser apenas ferroviária, fazendo parte do troço de alta velocidade entre Lisboa e Poceirão.

O concurso acabou, no entanto, por ser anulado em setembro de 2010, numa decisão justificada com “a significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira de Portugal”, recorda o matutino.

ZAP //

3 Comments

  1. O inferno entrou em campanha política!!!!! Tudo maravilhoso!!!!!….. De promessa em promessa as portas do inferno se vão abrindo….

  2. O nosso dinheiro dá para tudo! É uma festa. É tudo à Lagardère.
    Alguém deve querer receber umas luvas quentinhas para o Inverno.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.