PS “ressuscita” terceira ponte sobre o Tejo (e conta com o apoio do BE e do PCP)

Duncan Rawlinson / Flickr

As pontes Vasco da Gama e 25 de Abril têm sido insuficientes para escoar o fluxo de trânsito na capital

O PS apresentou uma lista com mais de 100 projetos para o Programa Nacional de Investimento (PNI) para 2030, na qual volta a surgir a construção de uma terceira travessia do Tejo (TTT), entre a margem sul e Lisboa.

De acordo com o Jornal de Negócios, que avança a notícia esta quinta-feira, a terceira ponte sobre o Tejo volta a ser uma prioridade para os socialistas na próxima década, depois de em março de 2009 o Governo de José Sócrates ter lançado o projeto.

O PS conta com o apoio dos parceiros de esquerda – o Bloco de Esquerda e o PCP -, apesar de estes exigirem valências diferentes para a construção.

Para os comunistas, a futura ponte deverá ser rodoferroviária. Já os bloquistas entendem que a terceira travessia deve ser exclusivamente ferroviária. De acordo com o diário, na proposta dos socialistas para o PNI não é feita qualquer referência a que tipo de tráfego deve destinar-se a futura infraestrutura.

Em 2009, José Sócrates, então primeiro-ministro, chegou a lançar um concurso para a sua construção. Na época, a terceira travessia iria ser apenas ferroviária, fazendo parte do troço de alta velocidade entre Lisboa e Poceirão.

O concurso acabou, no entanto, por ser anulado em setembro de 2010, numa decisão justificada com “a significativa e progressiva degradação da conjuntura económica e financeira de Portugal”, recorda o matutino.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O inferno entrou em campanha política!!!!! Tudo maravilhoso!!!!!….. De promessa em promessa as portas do inferno se vão abrindo….

  2. O nosso dinheiro dá para tudo! É uma festa. É tudo à Lagardère.
    Alguém deve querer receber umas luvas quentinhas para o Inverno.

RESPONDER

PSD apresenta queixa sobre votos da emigração. Publicação dos resultados das eleições suspensa

O PSD apresentou uma reclamação ao Tribunal Constitucional a pedir a revisão dos resultados. A publicação dos resultados fica suspensa, pondo em causa as tomadas de posse da Assembleia da República e do Governo. Nesta medida, …

"Em defesa do Alto Minho". Empresário de Viana do Castelo candidata-se à liderança do CDS

O empresário Carlos Meira, militante de Viana do Castelo do CDS-PP, vai ser candidato à liderança do partido no congresso da sucessão da ainda líder, Assunção Cristas, que está marcado para 25 e 26 de …

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …