O Lotus Evija terá quatro motores e será o supercarro elétrico mais potente do mundo com 2 mil cavalos. A sua produção está prevista para começar já no próximo ano.
Depois de anos sem oferecer novidades no mercado automóvel, a Lotus anunciou esta semana uma bomba que promete abalar a indústria de carros elétricos. O novo Lotus Evija será o mais potente do mercado com 2 mil cavalos. Tem chegada prevista para 2020 e terá um preço de 1,9 milhões de euros.
O chassi do carro será feito em fibra de carbono e com um peso de 1680 quilogramas será o mais leve supercarro elétrico de produção em série. De acordo com o Ars Technica, a bateria do carro é proveniente da Williams Advanced Engineering, que trabalha com a Fórmula E (a Fórmula 1 dos carros elétricos). A bateria poderá ser recarregada em apenas 18 minutos.
Toda a potência do Lotus Evija será proporcionada por um sistema de quatro motores — um em cada roda, com sensivelmente 493 cavalos. No total são praticamente 2 mil cavalos, que ultrapassam a potência do Pininfarina Battista e do Rimac C_Two, com 1900 e 1914 cavalos, respetivamente.
O supercarro da Lotus fará os 0 aos 100 km/h em menos de três segundos. Para chegar aos 300 quilómetros por hora, basta-lhe apenas nove segundos. O veículo terá ainda uma autonomia de 400 quilómetros.
“Com o Lotus Evija, temos um sistema de motores extremamente eficiente, capaz de fornecer energia de uma maneira nunca antes vista. A nossa bateria, motores elétricos e transmissão operam com eficiência de até 98%. Isso define novos padrões de excelência em engenharia”, disse Matt Windle, diretor executivo de engenharia de carros desportivos da Lotus Cars.
Segundo o Razão Automóvel, o Evija terá ainda cinco modos de condução diferentes: Range, City, Tour, Sport e Track. Tem um sistema DRS semelhante ao usado na Fórmula 1 e não tem espelhos retrovisores, tendo sido substituído por câmaras.
Camaras em vez de espelhos retrovisores? E se avariam? Eu não compro.
Nem as câmaras,nem o carro
Pois… não me vais dizer que tens 1.9M€ para gastar….
Diz que o Ronaldo já começou a poupar.
Olhe que os espelhos convencionais também avariam, pois muitos já têm motores quer para regular o vidro, quer para o recolher quando se estaciona. O preço destes espelhos também não é muito simpático.
Já encomendei 2. Não me parece aceitável estar 18 minutos à espera de “encher o depósito”.
Se tivesse asas como extra, de certeza que também voava …. “controladamente” !!!
Isto é pena e discriminatório pois só os pobrezinhos é que se irão interessar por uma máquina destas, os ricos coitados vão ficar todos de beiça pendurada!
Cá para a minha tabuada, 493 X 4 = 1972 agapês… a não ser que se somem os motores dos retrovisores e do spoiler…
Continuo a preferir o Renault 4L