A Metro do Porto e a STCP anunciaram esta terça-feira estar “totalmente abertas e disponíveis” para estudar o alargamento de horários nas noites de fim de semana, defendido pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.
Em resposta escrita enviada à Lusa, fonte de ambas as empresas de transportes públicos afirmou também que a Metro do Porto e a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) estão igualmente disponíveis para “trabalhar em conjunto com a Câmara do Porto na implementação” do alargamento do horário.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou na semana passada, numa reunião pública do executivo, desejar ver os transportes públicos a circularem na cidade 24 horas às sextas-feiras e aos sábados.
Rui Moreira, que falava a propósito do problema do estacionamento automóvel na baixa da cidade durante a noite no fim de semana, lembrou que a promoção do funcionamento noturno do metro e da STCP foi uma das questões que levantou em campanha eleitoral.
Promessa eleitoral
De acordo com o manifesto eleitoral do independente, a ideia é “promover o funcionamento noturno contínuo do metro nas noites de sexta-feira, sábado e vésperas de feriado, na Linha Amarela (Hospital de S. João/Gaia) e na Linha Azul (estádio do Dragão/Senhora da Hora), à semelhança do que sucede em diversas cidades europeias, promovendo, simultaneamente e em articulação com a STCP, o reforço do serviço madrugada em complemento à rede do metro”.
Esta medida, “que visa a redução da sinistralidade, a redução da necessidade de policiamento noturno excessivo nos canais de saída do centro da cidade e a redução da poluição, tem como efeito um incremento geral da sustentabilidade da cidade, com efeitos também ao nível do turismo”, sustenta o documento.
A STCP tem já uma rede de madrugada, sendo que nas noites de sexta-feira e sábado a procura é “muito razoável”.
Já o metro “transporta cerca de três milhões de clientes por ano às sextas-feiras e sábados à noite”, apesar de fechar à 1h30.
/Lusa